🔸 O cadastro de um lançamento financeiro e suas parcelas pode ser feito pela tela de edição de um Aluno ou Colaborador, porém com certas limitações. Para realizar lançamentos de diferentes tipos, com uma gama mais extensa de opções e configurações, acesse a tela de Financeiro Geral a partir do menu principal. Então, escolha a aba de Contas a Receber, Contas a Pagar, ou a aba que inclui as duas opções em conjunto.
✔ Para iniciar o processo para um novo lançamento financeiro, clique no botão Novo Lançamento. Será aberta uma janela com o formulário para ser preenchido com os dados necessários.
Campos Obrigatórios e Opcionais
✔ A maioria dos campos disponíveis para um lançamento financeiro são opcionais. Apenas os campos Categoria/Produto e Forma de Pagamento são obrigatórios.
❗ Caso a Forma de Pagamento seja Fatura Iugu, o campo Pagador será obrigatório também, uma vez que é necessário que haja um usuário com cadastro completo para gerar a fatura.
Aluno e Turma
✔ Ao selecionar um Aluno no formulário, a opção de Pagador/Recebedor será preenchida automaticamente com o Responsável Financeiro desse Aluno. Caso não haja nenhum cadastrado, será selecionado o próprio Aluno como Pagador. Estando um Aluno selecionado, estarão disponíveis para marcar como Pagador/Recebedor o próprio Aluno e seus Responsáveis.
A seleção do Aluno também serve de filtro para as opções do campo Turma. Uma vez selecionado um Aluno, as opções disponíveis para Turma serão apenas as Turmas às quais o Aluno esteja matriculado.
Pagador e Recebedor
✔ Para lançamentos no financeiro geral, é permitido criar parcelas em que o pagador/recebedor pode ser qualquer usuário cadastrado no sistema, independente de seu perfil.
✔ Por padrão, o seletor do campo Pagador listará usuários de todos os perfis. É possível usar o campo Tipo de Pagador/Recebedor para filtrar essa lista, trazendo apenas os usuários do Perfil selecionado.
Cadastro Rápido (Disponível apenas para o perfil Fornecedor)
✔ É possível inserir um novo Fornecedor diretamente pelo seletor no formulário de lançamento financeiro. Digite o nome completo do Fornecedor que deseja cadastrar e aperte Enter, ou clique no botão Adicionar.
Conta Bancária
✔ Caso desejado, é possível também selecionar uma conta bancária específica para liga-la ao lançamento financeiro. Nota-se que, caso a forma de pagamento selecionada seja para faturas Iugu, Cloud ou Pagar.Me, serão exibidas apenas as contas bancárias que estão configuradas para essa forma de pagamento.
❗ IMPORTANTE: A opção para selecionar uma conta bancária será exibida apenas caso seu perfil de usuário possua liberada a Permissão para selecionar a Conta Bancária ao realizar novo lançamento financeiro. Isso pode ser configurado através da tela de Permissões de Acesso do sistema.
Campos Dinâmicos
✔ Através da tela de Questionários de um Aluno e Colaborador, é possível configurar uma lista de campos que serão exibidos no formulário do financeiro geral. Para mais informações, acesse: Como criar campos personalizados?
✔ Ao criar um novo lançamento, os valores colocados nos campos dinâmicos serão aplicados para todas as parcelas desse mesmo lançamento.
❗ A exceção fica para campos do tipo Data. Para o tipo Financeiro Geral, perguntas ou campos do tipo Data são tratados como uma Data de Referência. Esses campos serão preenchidos por padrão com a data atual em que o lançamento está sendo realizado. Para lançamentos parcelados ou recorrentes, os campos de Data também terão um acréscimo de um mês para cada parcela sendo lançada, assim com a Data de Vencimento.
Ocultando campos para Contas a Pagar
✔ É possível configurar o sistema para que os campos de Aluno e Turma não sejam exibidos no formulário do financeiro para o caso de um lançamento de Despesa (Conta a Pagar). Isso é feito através da tela de Permissões de Acesso, no menu de Configurações. As permissões usadas para essa configuração são:
- Permissão para ocultar o campo ‘Aluno’ no ‘Contas a Pagar’ do Financeiro.
- Permissão para ocultar o campo ‘Turma’ no ‘Contas a Pagar’ do Financeiro.
Lançamento com Parcelas
✔ Através do campo Número de Parcelas é possível configurar uma lista de parcelas que serão geradas dentro de um único lançamento. Por padrão, a data de vencimento de cada parcela será marcada para o próximo mês a partir da anterior.
É possível definir valores customizados, a data de vencimento e até mesmo o pagador/recebedor para cada parcela do mesmo lançamento. Nota-se que os valores das parcelas irão se ajustar automaticamente para completar o valor total do lançamento a cada edição.
E as opções disponíveis para Pagador/Recebedor serão alteradas de acordo com a opção selecionada no formulário principal. Ou seja, caso esteja selecionado um Aluno, será possível escolher apenas o próprio Aluno ou um de seus Responsáveis como o Pagador de cada parcela.
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