Como adicionar mais de um desconto no lançamento?

É possível adicionar até 3 descontos nos lançamentos financeiros.

Por padrão em um novo lançamento é carregado o desconto zerado e o campo Dias Antes do Vencimento como 0 (Zero).

O campo Dias Antes do Vencimento define quantos dias antes do vencimento da parcela o desconto pode ser aplicado.

Ao clicar no botão + Desconto (Adicionar desconto ), é possível definir um novo valor de desconto a ser aplicado:

No exemplo acima, o primeiro desconto é considerado até a data do vencimento (zero dias antes do vencimento), o segundo é considerado até 1 dia antes do vencimento e o segundo até 2 dias antes do vencimento.

O Dias antes do vencimento não pode se repetir entre os descontos definidos, o sistema alerta para essa validação:

É possível remover os descontos adicionados, clicando no botão Remover, o primeiro desconto é um desconto padrão, por isso não pode ser removido:

Caso seja feito o parcelamento no lançamento, os descontos são aplicados a lista de parcelas:

Passando mouse sobre os valores é possível ver os dias antes do vencimento definidos para os descontos:

Ao realizar o lançamento a lista de parcelas, trará os valores de desconto e valor pago calculados em relação aos dias antes do vencimento e o vencimento da parcela:

Na lista também é possível visualizar o dias antes do vencimento aplicado para o desconto

Nesse exemplo, como as parcelas estão pendentes, o cálculo para definir o Desconto a ser aplicado valida a data atual para aplicar o desconto correto. Na primeira parcela, como a data atual é 02/02/2022 foi definido um desconto de R$ 10,00 até a data de vencimento (zero dias). Nas demais, como da data atual até o vencimento são mais de 2 dias, aplicou o terceiro desconto definido na parcela. Se a segunda parcela tivesse o vencimento para o dia seguinte 03/02/2022, aplicaria o segundo desconto de R$ 20,00 (Até 1 dia antes do vencimento).

Caso a parcela já tenha vencido, o desconto não é aplicado:

*Essas regras para desconto aplicado até o vencimento são aplicadas ao gráfico de receitas/despesas previstas. Receitas recebidas consideram o valor pago na parcela.

Ao clicar na opção de Pagamento rápido(botão Pendente) o sistema irá considerar essa regra da data atual para definir o desconto e o valor pago:

Ao realizar o pagamento na edição da parcela, inicialmente a data considerada é a data atual, mas os descontos serão aplicados no valor a pagar conforme a data de pagamento configurada:

Se for definido uma data após o vencimento o desconto não é aplicado, e são considerados no valor pago os valores de Juros e Multa.

Para emissão de Boletos via IUGU, os Descontos aparecem automaticamente nas instruções do boleto da fatura: