Para adicionar uma Disciplina a uma Turma, acesse a tela de edição dessa Turma e clique na aba “Disciplinas”.
🔸 Para realizar o gerenciamento de quais Cursos ou Disciplinas estão alocados por Turma, é necessário que estejam cadastrados tanto as Disciplinas quanto as Turmas desejadas.

Em seguida, clique no botão “Adicionar Disciplina na Turma” para abrir o formulário e então informe os dados da Disciplina na Turma. Os campos Calendário e Carga Horária são opcionais.
- Curso : Selecione a disciplina.
- Professor: Professor responsável pela disciplina.
- Calendário: Modelo de documento que será usado para o lançamento de notas.
- Haverá lançamento de Notas?: Sim/Não.
- Carga Horária: Carga horária da disciplina.
- Data de Início/Fim: Datas para o período da duração do curso. Servem basicamente como um modelo, que serão usados ao matricular um Aluno em uma Turma e um Curso.

A opção Haverá lançamento de Nota? define se para esse Curso/Disciplina, haverá o lançamento de notas habilitado. Caso a opção esteja Desabilitada, no lançamento de notas e nos documentos como Boletins, essa nota ficará exibida com dois asteriscos(**). Mais informações em Como lançar notas pelo Sistema?

Caso seja habilitado a configuração: Parâmetro que define se o curso/disciplina será carregado na lista de cursos da turma nos documentos e lançamentos de notas. Os Cursos/Disciplinas com a opção Haverá lançamento de Nota? desabilitado, não serão carregados nos Documentos como Boletins, Relatórios de Notas e Diários de Classe, e em tela não serão carregados nos filtros de lançamentos de notas, diário de Classe e Prova. Para habilitar essa configuração de carregamento de Cursos/Disciplinas Solicite à Equipe de Suporte do Sistema Quality.
A edição de uma Disciplina de Turma pode ser feita ao clicar na linha desse registro na tabela. Os únicos dados liberados para a edição são o Professor responsável pela Disciplina e o Calendário.

Edição de Calendário e Remoção de Notas
🔸 A alteração do calendário e uma Disciplina de Turma pode ser realizada, porém sob certas condições.
✔ Caso a Disciplina não possua nenhum Calendário escolhido, pode ser selecionado um novo Calendário sem qualquer problema.
✔ Caso a Disciplina possua um Calendário anterior, mas não foi lançada nenhuma nota de aluno para essa Disciplina, a alteração também pode ser feita sem problemas.
✔ Caso a Disciplina possua um Calendário anterior, e foram lançadas notas de alunos para essa Disciplina, a alteração só será permitida caso o usuário possua a permissão para permitir a remoção de notas ao trocar o Calendário do Curso de uma Turma. Caso contrário, a alteração não será permitida.
❗ IMPORTANTE: A troca de calendários por esse processo irá acarretar na remoção e perda de todas as notas lançadas para essa disciplina da turma. Esse processo NÃO poderá ser desfeito.

✔ Também é possível remover o Calendário de uma Disciplina, se desejado. Porém, nesse caso, também será validada a permissão para permitir a remoção de notas ao trocar o Calendário do Curso de uma Turma. Sem essa permissão, não será possível remover o calendário. E caso a permissão esteja liberada, todas as notas lançadas anteriormente serão removidas e perdidas.

🔸 A remoção de uma Disciplina de uma Turma também pode ser feita através do botão abaixo de “Ações” na tabela. Nesse caso, também será validada a permissão para a remoção de notas ao trocar o Calendário do Curso de uma Turma. Sem essa permissão, não será possível remover a Disciplina. E caso a permissão esteja liberada, todas as notas lançadas anteriormente para a Disciplina serão removidas e perdidas.

Adicionando Cursos/Disciplinas por Grade Curricular
🔸 Outra opção para adicionar Cursos em uma Turma é através das Grades Curriculares. Caso o seu perfil de usuário possua a Permissão para acessar o menu ‘Grade Curricular’, será exibida uma opção acima de lista de Cursos para selecionar uma das Grades Curriculares cadastradas no sistema. Após selecionar uma Grade e clicar no botão “Adicionar Cursos/Disciplinas por Grade”, o sistema irá cadastrar de uma só vez todas os Cursos dessa Grade na Turma.
Nota-se que será necessário editar cada Curso para configurar dados específicos, como Professor, o modelo de Calendário e as Datas de Início e Fim.

Alteração das datas dos Blocos do calendário
🔸 É possível alterar as datas de inicio e fim de um Bloco especifico do Calendário de Notas da Disciplina, essas datas serão utilizadas na busca da quantidade de aulas e presenças do aluno na Disciplina e Turma. Veja mais informações em: Como funciona a integração entre Agenda e Calendário de Notas?

As datas de Inicio e Fim possuem as seguintes regras:
- A data de Inicio não pode ser depois da data de Fim
- As data de Inicio e fim, devem respeitar as datas de Inicio e Fim da Turma, não podendo ser antes ou depois do inicio do período da Turma.
- Se Habilitado a Permissão para acessar o menu ‘Grade Curricular’, as s data de Inicio e fim, devem respeitar as datas de Inicio e Fim da Disciplina da Turma.
- Nesse caso essas datas são definidas por padrão com base nas datas dos Blocos do Modelo de Calendário de Notas, mas após adicionadas/alteradas no Calendário da Disciplina, não serão mais alteradas conforme a alteração do Modelo de Calendário de Notas. Veja mais informações em: Como criar meus Modelos de Calendários de Notas?