Como lançar notas pelo Sistema?

🔸 O lançamento de notas para Alunos é realizado através do Portal do Aluno/Professor. Para acessar funcionalidade, seu perfil de usuário deve ter liberada a “Permissão para acessar a tela de lançamento de notas”, disponível na tela de Permissões de Acesso do sistema.

✔ A partir do menu principal do Portal, acesse a tela de “Notas“.

✔ Para realizar o lançamento de notas, primeiro é necessário definir qual a Turma, o Disciplina e também o Professor. Caso o usuário seja do perfil Professor, serão exibidas apenas as Turmas e Cursos que estejam relacionadas a esse usuário. Para os demais perfis administrativos, será possível escolher entre todas as Turmas cadastradas no sistema, e suas respectivas Disciplinas e Professores.

✔ Para os Professores ficarão dispostos os filtros de Turma Disciplina e Status do Aluno na Escola, serão carregados somente as Turmas e Disciplinas desse professor:

✔ Para o Acesso de Administradores e demais Perfis com permissão para acessar a tela de notas, ficarão dispostos os filtros de Turma, Disciplina, Professor, Status do Aluno na Escola e Listar Alunos transferidos? :

✔ A para os Alunos ficarão dispostos os filtros de Turma, Disciplina e Professor, serão carregados somente as Turmas e Disciplinas desse aluno:

✔ Ao informar os filtros, é carregado dois formatos de lançamentos de notas, Por Lista de Alunos e por Tabela de Notas:

✔ Por padrão o sistema sempre carrega a opção Lista de Alunos.

✔ Ao selecionar uma disciplina no filtro, se na turma há somente um professor com essa disciplina, o carregamento de notas é iniciado automaticamente, se houver mais de um professor na mesma disciplina na turma, será necessário selecionar o professor no filtro.

Lista de Alunos

✔ Para o lançamento de nota nessa opção, selecione um aluno da lista carregada de alunos, abaixo dos filtros, para carregar a lista de notas e avaliações. Clique sobre o botão “Cinza” ao lado do item avaliativo para poder inserir ou alterar uma Nota:

✔ Para lançar notas numéricas informe a nota e clique em Salvar:

✔ Para lançar notas como conceito(Exemplo: A, B, C) em formato de texto, ou uma descrição avaliativa do aluno, informe a descrição da nota e clique em Salvar:

Após salvar a nota, as notas do aluno serão recarregadas:

✔ A Lista de Alunos possui uma paginação para o carregamento dos alunos, caso a turma possua muitos alunos a lista é carregada com os 30 primeiros alunos, ao chegar ao final da lista são carregados mais 30 alunos, até serem carregados todos alunos da turma:

Tabela de Notas

✔ O sistema monta a tabela de notas de acordo com o Modelo de Calendário de Notas, na primeira coluna é carregado a lista de Alunos, a primeira linha da tabela é referente aos Blocos(Períodos) definidos no modelo de calendário de notas, e a segunda linha, são os Itens do Bloco(Itens avaliativos), as colunas a partir da segunda , agrupam os itens pelos blocos em que foram cadastrados.

✔ As notas no lançamento em tabela, podem ser inseridas diretamente na tabela, ao clicar sobre a célula e informar uma nota, ao mudar de célula ou clicar fora da tabela a nota será salva automaticamente:

Ao lançar a nota toda a linha do referente ao aluno que teve a nota informada é recarregada com os cálculos das fórmulas.

✔ Caso o item avaliativo, tenha sido cadastrado no calendário com o Tipo Nota como Conceitual, o sistema irá abrir o formulário para ser informado a descrição em texto da nota:

✔ Ao inserir ou editar uma nota na tabela, se não ocorrer nenhum erro, será exibindo a célula da tabela na cor verde, após um tempo a célula volta a cor normal:

✔ Caso ocorra algum erro, a célula fica travada na cor vermelha, enquanto não for lançada uma nota sem erro nessa célula, ou for recarregada a tabela, as célula com erro manterão essa cor, como uma forma de visualizar aonde a nota não foi salva na tabela:

 ❗ Itens do tipo FORMULA MATEMÁTICA (Cálculo de Médias) não podem ser selecionados nos lançamentos de notas, pois são calculados automaticamente.

Itens de Avaliação associados a Provas, tem a nota lançada automaticamente ao realizar a correção da Prova: Veja também Como realizar a Correção de Provas?

✔ Ao tentar inserir ou alterar um item associado a Prova, o sistema irá apresentar as mensagens abaixo:

Ao tentar adicionar uma nova nota.
Ao tentar editar uma nota existente.

✔ Para um perfil ter acesso as notas deve ser habilitado a ‘Permissão para acessar a tela de notas‘, o perfil terá acesso somente a visualização, para editar ou inserir uma nota deve ser habilitado a ‘Permissão para salvar e editar as notas‘.

✔ Caso o Disciplina possua a opção ‘Haverá lançamento de Nota?Desabilitada, as notas serão exibidas com dois asteriscos(**), e não será possível realizar o lançamento ou alteração das notas:

✔ Será exibido também para os usuários de Perfil Professor e Administrativos a mensagem ‘** Esse Curso/Disciplina não possui o lançamento de notas habilitado

✔ Para Alunos a Mensagem Exibida será ‘** Notas não disponíveis‘:

✔ A Tabela de Notas, possui uma paginação para o carregamento da lista de alunos, caso a turma possua muitos alunos a tabela de notas é carregada com os 30 primeiros alunos, ao chegar ao final da tabela são carregados mais 30 alunos, até serem carregados todos alunos da turma:

🔗 Mais Informações em: Turmas – Gerenciamento de Cursos/Disciplinas

Listando dados de Alunos transferidos

✔ Através da tela de Notas, é possível visualizar os registros e notas de alunos que pertenciam à Turma selecionada, mas foram transferidos para outra turma. Basta alterar a opção de filtro “Listar Alunos transferidos?” para Sim. A lista de alunos será recarregada automaticamente, exibindo todos os alunos que tem o status de transferido registrado na turma e cursos selecionados.

✔ As notas registradas para alunos que foram transferidos da turma podem ser visualizados, mas não podem ser editados.

🔗 Para mais informações sobre a transferência de um aluno entre turmas, acesse: Alunos – Como transferir um aluno entre turmas?