Como criar meus Modelos de Calendários de Notas?

Em Configurações em Modelos de Calendários de Notas, na listagem de modelos de calendários, clique sobre um dos calendários ou crie um novo clicando em Novo Modelo de Calendário de Notas:

Ao informar o nome para um novo calendário, ou editar o nome de um calendário existente, ao clicar fora do campo Nome o sistema já salva o modelo de calendário.

Como funciona um Calendário?

O modelo de calendário é dinâmico, pode ser adaptado para varias modalidades de lançamento de notas, ele é composto por Blocos e Itens do Bloco:

Blocos

  • Representam um período avaliativo de lançamento de notas, por exemplo, bimestre, trimestre, semestre, ou um período único que pode ser representado somente por um bloco.
  • Dentro de cada bloco, ficam agrupados os Itens desse período avaliativo.
  • Possuem um nome, e as datas de inicio e fim

Itens do Bloco

  • Representam os itens avaliativos de cada período, Avaliações, trabalhos, médias, recuperações, quantidade de faltas, quantidade de aulas.
  • Podem ser de três tipos:
    • Avaliação – Representa uma nota avaliativa que será lançada, pode ser uma avaliação, trabalho, recuperação.
    • Fórmula Matemática – Representa o cálculo das notas ou faltas lançadas para o aluno, como médias.
    • Aulas – Representa o total de aulas
    • Faltas – Representa a quantidade de faltas.
    • Presenças – Representa o total de presenças
    • Aulas realizadas – Representa o total de aulas realizadas

* Ao alterar um Modelo de Calendário de Notas, se esse modelo foi utilizado em Turmas ao adicionar Disciplinas, as alterações do modelo serão replicadas aos Calendários de Notas dessas Disciplinas. Então ao alterar os dados de um Item ou Bloco, adicionar ou remover um Item ou Bloco, essas alterações serão refletidas nos Calendários das Disciplinas.

Adicionar ou criar Blocos:

Para criar um novo Bloco clique sobre o botão Adicionar novo Bloco ao Calendário:

Para editar um Bloco existente clique sobre o botão Editar:

No Bloco podem ser informados o Nome, e as Data de Inicio e Fim. Somente o nome é obrigatório, as datas podem ficar em branco, mas se informadas, a data de Inicio não pode ser após a data de Fim

As Data de Inicio e Fim definem o Período do Bloco , em que os itens referentes a quantidade de aulas e presenças dos alunos, irão carregar as informações com base na agenda. Veja mais informações em: Como funciona a integração entre Agenda e Calendário de Notas?

Ao atualizar um Bloco no Calendário Modelo, as Disciplinas da Turma que possuem o calendário com base nesse modelo, tem os dados alterados também, mas as datas de Inicio e Fim do Bloco nas Disciplina não são alteradas, são alteradas somente quando o Bloco da Disciplina não possui as datas. Nesse caso é necessário alterar por Disciplina, alterando a data de inicio e fim do Bloco na edição da Disciplina na Turma. Veja mais informações em: Turmas – Gerenciamento de Cursos/Disciplinas

Os Calendários de Notas associados à Disciplinas nas Turmas, não terão as datas de inicio e fim alteradas, se no Modelo de Calendário as datas forem alteradas.
Desse modo o Modelo de Calendário de Notas pode ser reutilizado para períodos letivos seguintes, por exemplo:

  • Pode ser criado as Turmas de 2021 e no Modelo de Calendário definidos as datas dos Blocos entre os meses de 01/2021 e 12/2021
  • Então adicionado as Disciplinas nas Turmas com esse Modelo de Calendário e períodos definidos
  • Para o ano de 2022 eu posso criar as Turmas de 2022 e no Modelo de Calendário reaproveitar toda a estrutura, alterando somente as datas dos Blocos para os períodos entre 01/2022 e 12/2022
  • Ao adicionar as Disciplinas às Turmas de 2022 com esse Modelo de Calendário, os Blocos dos Calendários das Disciplinas terão as novas datas definidas de 2022 e as Turmas de 2021 não terão as datas alteradas.
Adicionar ou criar um Item do Blocos:

Clique sobre um Bloco, que será carregado a lista de Itens desse bloco.

Para criar um Item do Bloco clique no botão Adicionar novo Item ao Bloco:

Para editar o Item do Bloco, basta clicar sobre o Item, que será aberta a tela de edição:

No item do Bloco os campos obrigatórios são a Sigla do Item do Bloco, a Legenda, o Tipo:

Ao selecionar os tipos Avaliação è exibido o campo Tipo Nota, com as opções Conceitual e Decimal, as notas definidas com o tipo Conceitual definem no lançamento de Notas em Tabela, que o item irá abrir o formulário para inserção de textos.

Ao selecionar os tipos Avaliação ou Fórmula matemática, irá aparecer a opção Usar Nota No Histórico, essa opção define que a nota lançada para esse Item Bloco será carregada nos documentos de Histórico Escolar. Deve ser selecionado 1 Item do calendário de notas para ser marcado com essa opção, caso tenha mais de um marcado o sistema irá carregar no histórico a nota do primeiro item.

Ao Selecionar os Tipos Aulas, Faltas, Presenças ou Aulas Realizadas, irá aparecer a opção Inserir dados para frequência manualmente. Se desabilitada o sistema irá carregar no lançamento de notas e nos documentos de notas, as informações de cada tipo automaticamente da agenda, total de aulas agendadas e realizadas, o total de presença e de faltas do aluno. Caso essa opção seja habilitada, essas informações devem ser inseridas manualmente no lançamento de notas. Veja mais informações em: Como funciona a integração entre Agenda e Calendário de Notas?

Como montar uma Fórmula Matemática?

Cada Item do Bloco possui uma Tag de referencia, chamado de “Key Formula”, que pode ser visualizado colocando o mouse sobre o ícone do “sigma” (E matemático):

Ao clicar nesse ícone, pode ser copiado essa Tag para ser utilizada em modelos de documentos, como boletins, mas a principal função dessa Tag no Calendário é a possibilidade de utilizar ela como variável nas formulas.

Ao criar um Item do Bloco com o tipo Fórmula Matemática, será exibido os campos, Fórmula Matemática, Forma de Arredondamento, e as funções de Seletor de itens do Bloco e operações matemáticas.

No campo Fórmula Matemática, você pode colar a Tag dos itens para criar as fórmulas, ou utilizar o seletor de Itens do Bloco, que o sistema vai adicionar automaticamente a Tag como variável na fórmula. As operações matemáticas também podem ser colocadas utilizando os botões ao lado do seletor de Itens do Bloco.

Exemplos:

Exemplo 1: Média Aritmética com 3 Avaliações.

Neste exemplo, temos 3 Avaliações e a Média deve ser a divisão da soma delas.

Avaliações:

Como criar a Fórmula?

Entre os dois parênteses adicione a soma das avaliações e ao final da fórmula, após os parênteses, adicione a divisão pela quantidade de avaliações somadas. Segue exemplo:

Obs.: a Soma deve estar sempre entre parênteses, para a divisão ser realizada somente após a soma.

Exemplo 2: Média Aritmética Ponderada com 2 Avaliações.

Para uma média ponderada, vamos considerara nesse exemplo duas avaliações, onde a AV1 tem peso 3 e a AV2 tem peso 2.

Avaliações:

Como criar a Fórmula?

No caso acima, como as Provas tem pesos diferentes, nós usamos parênteses para cada Multiplicação para determinar o valor das avaliações de acordo com o seu peso. E na divisão, nós envolvemos em mais uma camada de parênteses para que façamos a divisão do valor da soma das Multiplicações. Como a AV1 tem peso 3 e a AV2 tem peso 2, devemos dividir por 5 esta formula para dar a média correta. Segue exemplo:

Exemplo 3: Percentual de Presença por Aulas

Para o percentual de presença, vamos considerar nesse exemplo o total de aulas e o total de presenças:

Itens:

Como criar a Fórmula?

Para o Percentual uma fórmula das possíveis, é multiplicar o total de presenças por 100 e dividir pelo total de aulas (Px100)÷A:

Veja aqui como funciona a Regra de Aprovação nos calendários de Notas