Regra de Aprovação – Como funciona a Regra de Aprovação nos calendários de notas?

✔ No menu Configurações>Modelos>Modelos de Calendários de Notas, clique em um modelo de calendário da lista para abrir a edição.

✔ Para criar/editar as regras de aprovação no modelo de Calendários de Notas, acesse o segundo passo Regras de aprovação:

🔸 É possível criar mais de uma regra de aprovação do mesmo tipo por modelo de calendário de notas.

✔ Para adicionar uma nova regra, clique no botão Adicionar Regra de aprovação:

✔ Ao abrir o formulário, defina a ordem e o Tipo de Regra de Aprovação:

✔ Para uma nova regra de aprovação ao clicar em Salvar a regra de aprovação será adicionada e a lista de regras recarregada:

✔ Ao clicar em uma regra já salva da lista, o formulário será aberto e haverá duas opções, Editar e Remover:

✔ Na edição altere o que for necessário e clique em Editar.

✔ Ao clicar em Remover, será exibida a mensagem de confirmação, clique em Remover para confirmar a remoção:

Dados para Regra de Aprovação

  • Ordem: Define a ordem das regras em tela, e a ordem em que será aplicada a validação das regras.
  • Tipo de Regra de Aprovação: Define qual o tipo de regra de aprovação será aplicada.
  • Média Mínima de Aprovação: É o valor da nota necessária para o Aluno ser Aprovado.
  • Média de Corte de Reprovação: É o valor da nota necessária para que o Aluno entre em Final/Recuperação. Se o aluno esta abaixo da Média Mínima de Aprovação, mas acima da Média de Corte de Reprovação, a regra irá considerar que pode ser aplicada a regra de aprovação por Media Final, caso contrário, o aluno que não alcançar a Média de Corte de Reprovação será considerado Reprovado.
  • Item Média/ Avaliação para Regra de Aprovação: O item selecionado aqui, terá a nota que for lançada utilizada na regra de aprovação, para comparação com o valor do campo Média Mínima de Aprovação, e também para o campo Média de Corte de Reprovação caso a regra de aprovação seja do tipo Média.
  • Item Média/Avaliação para validação com a Final: Para a regra de aprovação do tipo Média Final, o item selecionado aqui, poderá ser o item relacionado a regra de aprovação do tipo Média, a nota desse item será utilizada para validação com a nota do item selecionado Item Média/ Avaliação para Regra de Aprovação dessa regra de aprovação do tipo Média Final, levando em consideração a opção selecionada no campo Considerar Nota Final na Aprovação como.
  • Considerar Nota Final na Aprovação como: Nessa opção, para a regra de aprovação do tipo Média Final, será validado a forma como a regra de aprovação será aplicada as notas lançadas.

Tipos de regras de aprovação

Regra de aprovação por Média

Na regra de aprovação do tipo Média, podem ser definidos:

  • Média Mínima de Aprovação e Média de Corte de Reprovação
    • caso a nota do aluno seja maior ou igual que a Média Mínima de Aprovação o aluno é considerado aprovado.
    • caso a nota do aluno seja menor que a Média Mínima de Aprovação, e maior ou igual que Média de Corte de Reprovação, é considerado que o aluno esta em Final, então irá considerar que pode ser aplicada a regra de aprovação do tipo Média Final caso definida, senão o aluno é considerado reprovado.
    • caso a nota do aluno seja menor que a Média de Corte de Reprovação, ele é considerado reprovado, e não será validado a regra de aprovação do tipo Média Final.
    • se a Média de Corte de Reprovação for definida como 0(zero), e o aluno não alcançar a Média Mínima de Aprovação, será considerado que pode ser aplicada a regra de aprovação do tipo Média Final.
  • Item Média/ Avaliação para Regra de Aprovação: O item selecionado aqui, terá a nota que for lançada para o aluno utilizada na regra de aprovação, para comparação com o valor dos campos Média Mínima de Aprovação e Média de Corte de Reprovação

Regra de aprovação por Média Final

🔸 A regra de aprovação por Média Final pode ser utilizada de duas formas, de acordo com a opção selecionada no campo Considerar Nota Final na Aprovação como:

1 – Relacionado a regra de aprovação do tipo Média, permite duas opções: Considerar somente a nota da final entre a média e a final e Considerar a maior nota entre a média e a final.

2 – Sem relação as demais regras de aprovação, para aprovar o aluno independente das demais regras de aprovação que o aluno reprovou: Considerar a nota final geral para aprovação.

Na regra de aprovação do tipo Média Final, podem ser definidos:

  • Média Mínima de Aprovação
    • caso a nota do aluno seja maior ou igual que a Média Mínima de Aprovação o aluno é considerado aprovado na final, caso contrário reprovado.
  • Item Média/ Avaliação para Regra de Aprovação: O item selecionado aqui, terá a nota que for lançada para o aluno utilizada na regra de aprovação, para comparação com o valor do campo Média Mínima de Aprovação.
  • Item Média/Avaliação para validação com a Final: Essa opção aparece somente para os tipos Considerar somente a nota da final entre a média e a final e Considerar a maior nota entre a média e a final, selecionado no campo Considerar Nota Final na Aprovação como. O item selecionado aqui, poderá ser o item relacionado a regra de aprovação do tipo Média, a nota desse item será utilizado para validação com a nota do item selecionado Item Média/ Avaliação para Regra de Aprovação.
  • Considerar Nota Final na Aprovação como: O tipo selecionado, define a forma como a regra de aprovação por Média Final será aplicada as notas lançadas:
    • Considerar somente a nota da final entre a média e a final: Considera somente a nota do item selecionado na opção Item Média/ Avaliação para Regra de Aprovação. Nessa opção a nota final do aluno será a nota lançada no item selecionado na opção Item Média/ Avaliação para Regra de Aprovação
    • Considerar a maior nota entre a média e a final: valida a maior nota entre as notas do itens selecionados nessa regra de aprovação. Nessa opção a nota final do aluno será a Maior nota lançada entre a nota do item selecionado na opção Item Média/ Avaliação para Regra de Aprovação, e a nota do item selecionado na opção Item Média/Avaliação para validação com a Final.
      • caso o aluno tire uma nota menor na final do que a da média, mesmo reprovado no boletim será considerado a média que é maior.
    • Considerar a nota final geral para aprovação: considera a nota do item selecionado na opção Item Média/ Avaliação para Regra de Aprovação para aprovação, essa regra será considerada caso o aluno tenha reprovado tanto nas regras de aprovação do tipo Média quanto na Média final(Considerar somente a nota da final entre a média e a final e Considerar a maior nota entre a média e a final) ou no tipo Frequência, pode ser como em um dos exemplos das imagens acima, uma regra de aprovação por conselho de classe.

Regra de aprovação por Frequência

Na regra de aprovação do tipo Frequência, podem ser definidos:

  • Média Mínima de Aprovação
    • caso a Frequência do aluno seja maior que a Média Mínima de Aprovação, o aluno será considerado aprovado na frequência, caso contrário reprovada.
  • Item Média/Avaliação para validação com a Final: O item selecionado aqui, terá a nota que for lançada utilizada na regra de aprovação, para comparação com o valor do campo Média Mínima de Aprovação.
    • O item definido aqui, pode ser um item de porcentagem de presenças, ou quantidade de presenças.

Visualização da lista de regras de aprovação

A lista de regras apresenta um resumo da regra configurada, com Tipo de Regra de Aprovação, Média Mínima de Aprovação e o Item Média/ Avaliação para Regra de Aprovação: