Provas – Como configurar um Período de Disponibilidade?

🔸 O Sistema Quality possibilita que Provas (questionários do tipo “Prova”) tenham um período de disponibilidade. Ou seja, um período dentro do qual alunos poderão responder e entregar a Prova, de modo que não é possível realizar o envio caso a prova esteja fora do período configurado.

Importante: O período de disponibilidade é diferente de um prazo, outra funcionalidade para Provas no Sistema Quality. O prazo deve ser entendido como um limite de tempo que um aluno terá para realizar a prova a partir do momento em que inicia-la.

✔ O primeiro passo é confirmar que a opção de configurar o período de disponibilidade esteja habilitada. Verifique se seu perfil de usuário possui liberada a Permissão para configurar a opção de Período de Disponibilidade para Provas em Questionários. Em seguida, acesse a tela de Questionários e Campos Personalizados e clique no botão de engrenagem, à esquerda do botão de “Novo Questionário”.

Será exibida uma janela com opções de configuração para questionários. Encontre a opção “Exibir seção de Período de Disponibilidade para Provas?” e marque-a como Sim.

✔ O próximo passo é definir a data e horário de início e fim do período para a Prova determinada. Escolha uma prova e abra-a para edição. As opções para período de disponibilidade deverão constar antes da lista de perguntas do questionário.

Informe a data e horário para início e término do período e clique em Salvar para finalizar a configuração.

✔ Provas com um período de disponibilidade configurado terão esse período apresentando na tela de Provas do App/Portal do Aluno. Caso a prova esteja fora do período determinado, será exibida uma mensagem customizada. Também é possível filtrar a lista para exibir apenas provas que estejam dentro do período ativo (considerando a data atual).

✔ Enquanto uma Prova estiver dentro do Período de Disponibilidade, alunos poderão realizar o envio das respostas enquanto houverem tentativas. Caso o aluno abra uma prova em andamento, e for validado que essa prova está fora do período, a prova será entregue automaticamente, com todas as respostas marcadas previamente.