Provas – Como configurar Prazos?

🔸 O Sistema Quality permite que sejam definidos Prazos – ou limites de tempo – para que um Aluno finalize uma Prova, seja pelo App ou pelo Portal do Aluno. Desse modo, assim que o prazo definido se encerrar, a prova será finalizada automaticamente.

A configuração desses prazos pode ser realizada tanto pelo App/Portal do Aluno quanto pelo sistema administrativo. Basta validar que seu perfil de usuário possua as permissões necessárias para acessar o módulo de Questionários.

✔ O primeiro passo é confirmar que a opção de configurar o período de disponibilidade esteja habilitada. Verifique se seu perfil de usuário possui liberada a Permissão para configurar a opção de Prazo para Provas em Questionários. Em seguida, acesse a tela de Questionários e Campos Personalizados e clique no botão de engrenagem, à esquerda do botão de “Novo Questionário”.

Será exibida uma janela com opções de configuração para questionários. Encontre a opção “Exibir seção de Prazo para Provas?” e marque-a como Sim.

Configurando Prazos pelo App/Portal do Aluno

✔ Acesse a tela de Provas a partir do menu principal e escolha a prova para a qual deseja configurar um prazo. Selecione uma unidade de tempo (Horas ou Minutos) e então informe a quantidade de tempo. Clique no botão “Salvar” para definir o prazo para realização da Prova.

Configurando Prazos pelo sistema administrativo

✔ Acesse a lista de Questionários, através da edição de um Aluno ou de um Colaborador. Inclua o tipo “Prova” no seletor para listar todos os Questionários de Prova e então escolha a prova para a qual deseja configurar um prazo. Selecione uma unidade de tempo (Horas ou Minutos) e então informe a quantidade de tempo. Clique no botão “Salvar” para definir o prazo para realização da Prova.

Funcionamento de Prazo para uma Prova

✔ É importante ressaltar que, uma vez definido um Prazo para uma Prova, ele será contado para a partir do momento em que o Aluno iniciar a resolução da prova.

✔ Exemplo: Consideramos uma Prova com 50 minutos de duração. Se um Aluno iniciar a prova no horário de 14:00, a prova será finalizada automaticamente às 14:50, independente de o aluno ter respondido a todas as perguntas ou não.

✔ Uma vez iniciado, o Prazo de uma prova não poderá ser interrompido. Mesmo que o aluno saia da tela da prova ou atualize a tela, o tempo restante será o mesmo. Uma vez encerrado o prazo, a prova será finalizada automaticamente e enviada com as respostas já preenchidas pelo aluno.

Removendo Prazo de uma Prova

✔ Caso desejado, é possível remover o Prazo configurado em uma Prova. Desse modo, não haverá mais nenhum tempo limite para a realização dessa prova por parte do Aluno. Isso pode ser feito tanto pelo sistema administrativo quanto pelo App/Portal do Aluno. Basta abrir o Questionário ou Prova para edição e clicar no botão “Remover” dentro dos dados de Prazo.

Remoção de Prazo pelo App/Portal do Aluno
Remoção de Prazo pelo sistema administrativo