Como configurar o envio e-mails automáticos?

Pelo sistema é possível definir e personalizar configurações de e-mails enviados automaticamente. Os e-mails são enviados em um processo diário, conforme a configuração do Questionário do tipo Template de E-mail:

🔸 Tipos de Envio de E-mails:

  • Cobrança – E-mail de cobrança de parcela, e-mail enviado automaticamente todos os dias as 10h, conforme a quantidade de dias para envio de e-mail definidos na configuração.
  • Aviso Aula Experimental para o Aluno – E-mail de aula experimental agendada enviada para os Alunos da Aula, enviado no ato do agendamento e também enviado automaticamente todos os dias as 10h, conforme a quantidade de dias para envio de e-mail definidos na configuração.
  • Aviso Aula Experimental para o Professor – E-mail de aula experimental agendada enviada para o Professor da Aula, enviado no ato do agendamento e também enviado automaticamente todos os dias as 10h, conforme a quantidade de dias para envio de e-mail definidos na configuração.
  • Envio de Horário de Aulas para o Professor – E-mail com a programação de aulas do professor, por padrão enviado 1 dia antes das aulas(Aulas do dia seguinte). E-mail enviado automaticamente de Domingo à Sexta, às 20:30h.

✔ Para configurar os e-mails automáticos é necessário adicionar um questionário do tipo Template de E-mail, acesse o cadastro de qualquer Aluno e na opção Questionários abra a edição de um questionário do tipo já existente, ou crie um novo questionário com o tipo Template de E-mail:

✔ Adicione uma nova Pergunta, defina uma descrição, e selecione um Tipo de envio de e-mail que será enviado:

  • Por padrão questionários do tipo Template de E-mail, sempre terão perguntas do tipo E-mail.
  • Perguntas do Tipo E-mail, terão dois campos a mais, Tipo Envio de E-mail e Quantidade de Dias para envio do e-mail.
  • Os Tipo Envio de E-mail disponíveis são:
    • Cobrança
    • Aviso Aula Experimental para o Aluno
    • Aviso Aula Experimental para o Professor
    • Envio de Horário de Aulas para o Professor
  • O campo Quantidade de Dias para envio do e-mail define a data que será enviado o e-mail ao destinatário, antes ou depois da data do registro(data da aula ou vencimento da parcela), ao definir um valor negativo o sistema enviará os avisos antes da data, ao definir um valor positivo o sistema enviará os avisos após a data passada, se definido o valor 0(zero) será enviado o e-mail na data do registro.

Quantidade de Dias para envio do e-mail:

✔ Ao selecionar um tipo e a quantidade de dias o sistema informa como a regra se aplicará ao envio de e-mail:

Envio de Horário de Aulas para o Professor por padrão é enviado 1 dia antes.

🔸 Todos os dias, o sistema valida de acordo com a Quantidade de Dias para envio do e-mail, configurados nas Perguntas do Questionário de Template de E-mail, os registros que tem sua data de ocorrência de acordo com a quantidade de dias configurados. Por exemplo, se for configurado um envio de e-mail com -1 dia, os registros que vencem no dia seguinte, 1 dia após da data atual, terão um envio de e-mail realizado, se for configurado um envio de e-mail com 1 dia, os registros que venceram no dia anterior, 1 dia antes da data atual, terão um envio de e-mail realizado. Na tabela abaixo segue um exemplo de quais dias serão enviados os e-mails, de acordo com a data do registro e a quantidade de dias configurados:

** Em um exemplo de uma parcela que vence no dia 10/02, se for definido uma configuração de Cobrança com -1 dia para envio do e-mail será enviado um e-mail no dia 09/02 avisando o Aluno do vencimento da parcela, se for definido uma Cobrança com 1 dia para envio do e-mail, será enviado um e-mail no dia 11/02 avisando o Aluno que a parcela venceu. Se for definido na configuração 0(zero) dias para envio do e-mail, será enviado um e-mail no dia do vencimento da parcela 10/02.


🔹 É possível definir várias configurações de e-mails do mesmo tipo com dias de envio diferentes

✔ A lista de perguntas para questionários do tipo Template de E-mail exibe duas colunas a mais Tipo Envio de E-mail e Quantidade de Dias para envio do e-mail.

🔸 Ao salvar a nova Pergunta, o sistema já define um template padrão de e-mail, com as tags, para cada Tipo de Envio de E-mail, esse template pode ser alterado e personalizado o layout pela escola, seguindo os passos desse artigo: Como customizar os e-mails automáticos do sistema?

Templates Padrões:

Cobrança
Aviso Aula Experimental para o Aluno
Aviso Aula Experimental para o Professor
Envio de Horário de Aulas para o Professor

Permissões de acesso

✔ A configuração de e-mails, possui uma a permissão de acesso ‘Permissão para poder Criar/Alterar os Templates/Layouts de e-mails’. Essa regra de acesso limita algumas funções no questionário do tipo Template de E-mail quando desabilitada:

  • A opção de remoção de Questionário não fica habilitada, somente a edição:
  • Na criação de um novo questionário a opção de Tipos não carrega o tipo Template de E-mail
  • Ao abrir a edição do questionário os campos vem desabilitados:
  • Não é possível adicionar uma nova configuração de e-mail(Pergunta).
  • Não é possível editar ou remover as configurações de e-mail(Pergunta) existentes, somente é habilitado a visualização da lista
  • Ao abrir o questionário é possível somente visualizar o layout do e-mail, a opção de editar não é habilitada.

🔗 Veja Também:
Como customizar os e-mails automáticos do sistema?
Como configurar o envio e-mails automáticos da programação de aulas do Professor?