Financeiro – Como realizar estorno de faturas?

🔸 O Sistema Quality oferece a possibilidade de se realizar estorno completo ou parcial de uma fatura Iugu, e também a geração de comprovantes para estornos realizados.

Importante: Para realizar estornos no sistema, é necessário a permissão liberada em seu perfil de usuário a Permissão para exibir a opção ‘Estornar Fatura’ no botão Ações na lista de Parcelas no Financeiro.

Realizando Estornos

✔ Estornos podem ser feitos através da tela do financeiro geral ou pelo financeiro de um aluno. A opção estará disponível para parcelas com fatura gerada no IUGU, com status Pago, em que a forma de pagamento da parcela seja Fatura Iugu ou Cartão de Credito, e o pagamento da fatura tenha sido realizado pelo aluno/pagador em Cartão de crédito ou PIX(Somente parcela com forma de pagamento Fatura Iugu).

✔ Ao clicar no botão “Estornar”, será aberta uma janela em que poderá ser informado o valor que será estornado da fatura. Após confirmação, o estorno será realizado e os dados da parcela serão atualizados.

✔ É possível realizar um estorno completo da fatura, informando o valor máximo da parcela. Também é permitido um estorno parcial, informando parte do valor máximo da parcela. Isso permite também que seja realizado mais de um estorno por fatura.

✔ A lista de estornos pode ser visualizada a partir da tela de edição de uma parcela, no lado direito, abaixo das opções de juros e multas. É possível visualizar o valor estornado, a data do estorno e o usuário responsável pela movimentação.

Importante:
O reembolso pode ser feitos em, no máximo, até 180 dias após o pagamento, e podem demorar até 2 meses para aparecer na fatura do cartão do cliente. Esse é o funcionamento padrão da Visa, Mastercard etc.
Para faturas pagas em Boleto, não é possível realizar o estorno, sendo necessário por critério da escola definir a forma de reembolso para o aluno.

Gerando um Comprovante de Estorno

✔ A opção para gerar comprovante de estorno de uma fatura estará disponível para parcelas que já estejam como Estornadas ou Parcialmente Estornadas. Clique no ícone de ações e então em “Gerar Comprovante de Estorno”. Será aberta uma janela com uma lista simplificada de estornos já realizados para a fatura escolhida. basta clicar no ícone de download à direita para gerar o comprovante em um arquivo PDF.

Exemplo de comprovante de Estorno gerado pelo sistema