Como gerenciar os Status do Aluno em Cursos/Disciplinas?

🔹 Assim como é possível definir o status de Aluno para uma Turma específica, é possível configurar status que um Aluno pode ter em um Curso (ou Disciplina) dentro dessa Turma.

✔ Para visualizar ou gerenciar os Status de Aluno em um Curso, acesse a tela de Status do Aluno na Turma e então escolha a aba “Status do Aluno Curso/Disciplina”.

Importante: Para visualizar a segunda aba, é necessário ter liberada para seu perfil de usuário a “Permissão para editar os Cursos/Disciplinas do aluno ao realizar matrícula“.

✔ Por padrão, são disponibilizados 3 status: Matriculado, Pré-Matrícula e Desistente. É possível adicionar novos status, assim como alterar status existentes ou remover status não desejados.

Cadastro de novo Status de Aluno em Curso
Edição de Status de Aluno em Curso
Remoção de Status do Aluno em Curso

Cada status possui um determinado número de opções que podem causar alterações em processos do sistema.

Adiciona Aulas na Agenda

✔ Essa chave indica que, ao adicionar um Aluno em Curso de uma Turma, e marcando-o com o status selecionado, esse aluno será adicionado como participante de todas as Aulas que já foram cadastradas na agenda.

IMPORTANTE: Quando se trata de atualizações automáticas em aulas, o status do Aluno no Curso possui mais prioridade que o status do Aluno na Turma. Isso significa que, mesmo que o registro do Aluno na Turma esteja marcado como Desistente (que possui esta chave desativada), este Aluno continuará incluso nas aulas enquanto o status em cada Curso ou Disciplina continuar como Matriculado (ou qualquer outro status que possua esta chave ativada).

Aparece no Lançamento de Notas

✔ Essa chave indica que, no caso de um Aluno estar matriculado em um Curso da Turma e estiver o status selecionado, ele será exibido na tela de Lançamento de Notas do App/Portal do Aluno. Ou seja, caso o status do aluno não tiver essa chave habilitada, ele não será exibido entre os demais para o lançamento de nota.

Aparece na Chamada (Presença)

✔ Essa chave indica que, no caso de um Aluno estar matriculado em um Curso da Turma e estiver o status selecionado, ele será listado na lista de participantes de uma Aula. O Aluno constará na lista de Aulas e nos detalhes de uma Aula, assim como na tela de chamada no App/Portal do Aluno.
Ou seja, caso o status do aluno não tiver essa chave habilitada, ele não será exibido entre os demais para a chamada da Aula.

Importante: Essa chave valerá para alterar a exibição apenas de alunos que estejam dentro da Turma e matriculados no Curso que estejam ligados à Aula em questão. Alunos que não fazem parte da Turma serão exibidos normalmente, tanto na chamada quanto nas informações de uma Aula.

Aparece nos Documentos da Turma

✔ Essa chave indica que, no caso de um Aluno estar matriculado em um Curso da Turma e estiver o status selecionado, ele será listado em Documentos gerados pelo sistema a partir de um modelo.
Ou seja, caso o status do aluno não tiver essa chave habilitada, ele não será exibido no documento gerado.

Padrão para Matrícula do Aluno

✔ Essa chave indica que o status será a opção padrão para matrículas de um Aluno em um Curso na Turma.
Só é permitido definir um único status com essa chave.

Pendente na Disciplina

✔ Essa chave indica que o aluno esta com esta disciplina pendencia, no cálculo de aulas indica que o aluno esta com faltas na carga horária/quantidade de aulas Realizadas da disciplina na turma.
Só é permitido definir um único status com essa chave.

Finalizado na Disciplina

✔ Essa chave indica que o aluno esta com essa disciplina finalizada, no cálculo de aulas indica que o aluno esta com a carga horária/quantidade de aulas Realizadas completa na disciplina na turma.
Só é permitido definir um único status com essa chave.

Exemplo em que o status com a chave de “Padrão para Matrícula do Aluno” é selecionado por padrão

🔗 Artigos Relacionados

Disciplinas do Aluno – Como alterar o status do aluno automaticamente de acordo com as aulas realizadas?

Turmas do Aluno – como definir um Status do Aluno em Disciplinas, para atualizar automaticamente pelo Status do Aluno na Turma