Disciplinas do Aluno – Como alterar o status do aluno automaticamente de acordo com as aulas realizadas?

🔸 Para as escolas que fazem o controle de Disciplinas do aluno na turma em que eles esta matriculado, é possível fazer o controle automático do status de andamento do aluno nas disciplinas, podendo colocar o aluno como finalizado ou pendente nessa disciplina de acordo com as aulas Realizadas.

Importante: Para fazer o controle de disciplinas pela turma do aluno, habilite a permissão de acesso: Permissão para editar os Cursos/Disciplinas do aluno ao realizar matrícula.
Importante: A Turma deve ter a grade de disciplinas configuradas para esse controle pelo aluno.

Como configurar esse controle?

✔ Na tela de Turmas, no botão de configurações ⚙, selecione a opção Configurações Turmas.

Importante: caso a opção de configurações não apareça, habilite a permissão de acesso: Permissão para acessar a tela de Configurações das Turmas.

✔ Na tela de configurações habilite a opção Realizar a alteração do status da Disciplina dos Alunos na Turma pela quantidade/carga horária de aulas? como Sim.

✔ Ao definir a regra para alterar o status dos alunos na tela de configurações das turmas, ao adicionar/editar a disciplina na turma, será exibido mais um campo após ao campo Carga Horária/Quantidade de Aulas, o campo Tipo Contagem Aulas que poderá ser por Carga Horária de Aulas ou Quantidade de Aulas:

✔ Ao habilitar essa opção para alterar o status dos alunos, na tela de configurações das turmas também será exibida a opção, Definir quantidade padrão de aulas ao adicionar Disciplina na Turma, e para alterar status da Disciplina dos Alunos na Turma, essa função é opcional e define algumas regras para o funcionamento das disciplinas na turma:

✔ Ao adicionar uma nova disciplina na turma, o campo Carga Horária/Quantidade de Aulas carregará o valor padrão definido, e o campo Tipo Contagem Aulas será definido por padrão com a opção Quantidade de Aulas.

✔ Ao alterar a opção Tipo Contagem Aulas na disciplina da turma, o valor padrão também será carregado no formulário.

🔸 Além de habilitar a opção Realizar a alteração do status da Disciplina dos Alunos na Turma pela quantidade/carga horária de aulas?, será necessário definir os Status do aluno na Disciplina para essa alteração automática funcionar, existem duas configurações padrões, Pendente na Disciplina e Finalizado na Disciplina.

✔ Para alterar as configurações do Status, no menu Pedagógico acesse a opção Status dos Alunos nas Turmas, e na tela de status acesse a aba Status do Aluno em Disciplina:

✔ Nessa tela crie novos status ou altere os existentes, de acordo com a necessidade, com as duas opções, Pendente na Disciplina e Finalizado na Disciplina.

✔ No exemplo abaixo foram definidos dois status, Concluído que foi habilitado com a opção Finalizado na Disciplina, e Pendente que foi habilitado com a opção Pendente na Disciplina:

✔ As opções Pendente na Disciplina e Finalizado na Disciplina só podem ser habilitadas em 1 status cada.

Como funciona o controle de alteração dos Status?

✔ O controle para alteração automática do status, irá considerar as presenças e faltas dos alunos nas aulas realizadas daquela disciplina e turma configuradas.
✔ Ao realizar a chamada da aula será verificado se os alunos da aula alcançaram a quantidade de aulas ou carga horária de aulas, para ser considerado a disciplina como finalizada ou pendente para cada aluno

Tipo Contagem Aulas:

  • Carga Horária de Aulas

✔ Na contagem por Carga Horária de Aulas, ao realizar a chamada da aula o sistema irá fazer algumas validações:

✔ Se o total de Carga horária(horas/minutos entre a hora de inicio e término da aula) das aulas Realizadas da disciplina e turma, é equivalente a carga horária definida na disciplina da turma, é realizada a validação da carga horária dos alunos nas aulas, senão não é realiza pois a quantidade de aulas realizadas ainda não é o suficiente para suprir a carga horária da disciplina.
✔ Com a quantidade de carga horária das aulas suficiente para disciplina, para o aluno é realizado o calculo de carga horária de presenças e faltas, se a soma dessas duas carga horárias for equivalente a carga horária definida na disciplina da Turma, quer dizer que o aluno participou de todas as aulas necessárias, então é realizado a alteração do status do aluno na turma de acordo com as presenças, senão não é realizado.
✔ Se o total de carga horária das aulas, em que o aluno esta presente, for equivalente ao configurado na disciplina da turma, o aluno é colocado nessa disciplina da turma com o status configurado como Finalizado na Disciplina.
✔ Se o total de carga horária das aulas, em que o aluno esta presente, for menor ao configurado na disciplina da turma, e o aluno possui faltas contabilizadas na carga horária, o aluno é colocada nessa disciplina da turma com o status configurado como Pendente na Disciplina.

  • Quantidade de Aulas

✔ Na contagem por Quantidade de Aulas, ao realizar a chamada da aula o sistema irá fazer algumas validações:

✔ Se o total de Quantidade de Aulas, das aulas Realizadas da disciplina e turma é equivalente a quantidade de aulas definida na disciplina da turma, é realizada a validação da quantidade de aulas dos alunos nas aulas, senão não é realiza pois a quantidade de aulas realizadas ainda não é o suficiente para suprir a configurada na disciplina.
✔ Com a quantidade de aulas suficiente para disciplina, para o aluno é realizado o calculo quantidade de aulas com presenças e faltas, se a soma dessas duas quantidades for equivalente á definida na disciplina da Turma, quer dizer que o aluno participou de todas as aulas necessárias, então é realizado a alteração do status do aluno na turma de acordo com as presenças, senão não é realizado.
✔ Se o total de aulas, em que o aluno esta presente, for equivalente ao configurado na disciplina da turma, o aluno é colocada nessa disciplina da turma com o status configurado como Finalizado na Disciplina.
✔ Se o total das aulas, em que o aluno esta presente, for menor ao configurado na disciplina da turma, e o aluno possui faltas contabilizadas, o aluno é colocada nessa disciplina da turma com o status configurado como Pendente na Disciplina.

Lista de disciplinas da turma configuradas com os dois tipos de contagem, por quantidade e carga horária de aulas.
Lista de disciplinas do aluno, alterada de acordo com as aulas realizadas com presenças e faltas.