Turmas – Como configurar Idade Mínima ou Máxima para Matrícula?

🔸 O Sistema Quality oferece a possibilidade de configurar uma idade mínima e/ou uma idade máxima para Alunos que desejam se matricularem em uma Turma. Essa configuração pode ser aplicada tanto para cadastros feitos dentro do sistema ou por matrículas feitas pelos próprios alunos.

Configurando os limites de idade para uma Turma

✔ Acesse a tela de dados gerais de uma Turma para localizar os campos de Idade Máxima e Idade Mínima. Os campos permitem apenas valores numéricos e simbolizam a idade em anos que será permitida para que Alunos sejam ingressados à Turma selecionada. Não é necessário definir valores para ambas as idades. É possível informar apenas uma idade mínima ou apenas uma idade máxima, caso desejada.

Importante: Para acessar funcionalidade, seu perfil de usuário deve ter liberada a “Permissão para permitir definir Idade Máxima ou Mínima para matrícula em Turmas“, disponível na tela de Permissões de Acesso.

✔ Uma vez definido a idade máxima ou mínima para uma Turma, qualquer processo em que um Aluno seja matriculado ou transferido para essa Turma passará a validar a data de nascimento desse Aluno. Ou seja, em qualquer momento que um Aluno for matriculado ou transferido para a Turma alterada, será verificada a idade desse Aluno – a partir da data de nascimento – para então permitir ou bloquear o processo de inscrição.

Limites de Idade na lista de Turmas

✔ Os valores de idade máxima e mínima também podem ser visualizados na lista de Turmas. Por padrão, essas colunas estarão ocultas, mas podem ser exibidas através do botão Modificar Tabela.

Validação de Idade na Matrícula Online

✔ A validação da idade para a Turma também será aplicada na tela matrícula online para todos os Planos de Pagamento relacionados a essa Turma. Não é necessário realizar alterações em quaisquer Planos, pois a utilização de idade mínima ou máxima já é indicativo de que a idade do aluno deve ser validada antes de se realizar a matrícula.

Caso essa validação esteja em uso, o campo de Data de Nascimento do aluno será exibida entre os demais dados no formulário de matrícula. Esse campo será exibido independente de qualquer outra configuração, e será marcado como obrigatório de preenchimento.

Artigos Relacionados

Turmas – Como cadastrar uma nova Turma?

Como utilizar o módulo de Matrícula Online / Assinaturas / Pagamento (e-commerce)?