Este Módulo permite que o aluno realize sua Matrícula Online e também faça o pagamento por Boleto ou Cartão de Crédito. Veja no vídeo abaixo exemplo da tela de matrícula do aluno.
Como utilizar o módulo de Matrícula Online / Assinaturas / Pagamento ?
➡ Primeiramente atentar-se para a resolução da questão “O que é necessário para utilizar o módulo do E-commerce?“
Criar/Editar Planos de Pagamentos para utilizarem as configurações necessárias para as Assinaturas.
Quais Planos de Pagamentos são aptos para Assinaturas?
Todos os Planos de Pagamentos, com a Data Final no futuro e Conta Bancária vinculada, já são aptos para as Assinaturas.
Basta apenas copiar o Link de Assinatura disponibilizado na lista dos Planos de Pagamentos e colar no navegador.
➡ A Data de Fim da Turma também deve estar no futuro
![](https://help.sistemaquality.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Capturar.png)
Como configurar os Planos de Pagamentos para as Assinaturas?
- Selecionar o Plano de Pagamento desejado na lista ou clicar no botão Novo Plano de Pagamento;
- Adicionar as informações de Data Inicial e Data Final;
- Apenas Planos de Pagamentos com Data Final no futuro estarão disponíveis para as Assinaturas.
- Apenas Planos de Pagamentos com Data Final no futuro estarão disponíveis para as Assinaturas.
- Vincular a Conta Bancária configurada para a plataforma IUGU;
- Escolher o Método de Pagamento que será disponibilizado na tela de matrícula;
- Escolher o Tipo Assinatura do Plano de Pagamento;
- Se necessário escolher a quantidade do Número de Recorrências da Assinatura.
![](https://help.sistemaquality.com.br/wp-content/uploads/2019/11/2021-06-15-134332-1024x403.png)
Quais são os Tipos de Assinaturas existentes?
- RECORRENTE: Assinaturas com cobranças recorrentes a cada 30 dias.
- UNICA: Assinatura com apenas 1 cobrança no ato do cadastro.
- PARCELADA: Assinatura com o parcelamento da cobrança, mais informações nesse link.
➡ Exemplo, criar dois Planos de Pagamento para uma Turma:
> Um Plano de Pagamento com o Tipo de Assinatura UNICA no valor de R$ 100,00, utilizado para uma taxa de matrícula;
> Outro com o Tipo de Assinatura RECORRENTE no valor de R$ 299,90 utilizado para cobrança das mensalidades.
O que é Número de Recorrências?
Representa a quantidade de cobranças recorrentes que serão efetuadas até o término da Assinatura.
➡ Esse parâmetro é configurável apenas para Tipo de Assinatura RECORRENTE.
Como são definidas as opções para Métodos de Pagamento disponibilizados no Link de Assinatura?
A opção para os Métodos de Pagamento estão disponíveis apenas para Contas Bancárias IUGU. O sistema irá verificar as configurações da Conta Bancária selecionada, determinando o número máximo de recorrências permitidas e as opções de pagamento liberadas: Boleto Bancário, Cartão de Crédito, ou ambas as opções.
Isso será refletido também no Link de Assinatura. Por exemplo, caso o Plano de Pagamento selecione apenas Boleto Bancário como o método de pagamento, não serão exibidas opções para Cartão de Crédito.
Caso não selecione o Tipo de Assinatura no Plano de Pagamento, como a Assinatura desse Plano de Pagamento vai se comportar?
O Tipo de Assinatura padrão, caso não seja escolhido, será o RECORRENTE.
Juros, Multas e Descontos
É possível definir valores de descontos, multa ou juros por mês para um Plano de Pagamento. Esses valores serão aplicados a todas as Parcelas geradas pela Assinatura no momento do cadastro do Aluno.
![](https://help.sistemaquality.com.br/wp-content/uploads/2023/08/plano-descontos-j-m-.gif)
✔ Podem ser definido até 3 ´Descontos para o plano de pagamento.
✔ O máximo de dias de antes do vencimento, que podem ser definidos nos planos de pagamento é de três dias, devido aos dias de geração de boletos para assinatura de recorrência.
✔ Para um plano de pagamento com o tipo de assinatura Parcelada, o valor do desconto não pode ser maior que, o valor total divido pela quantidade de parcelamento.
O Link de Assinatura efetua o cadastro do Aluno no Sistema Quality? Alunos já cadastrados também conseguem utilizar o Link?
O Link de Assinatura funciona para o cadastro de novos Alunos, bastando apenas o usuário preencher os dados do Aluno e as informações de pagamento da Assinatura, se for o caso.
Entretanto também é possível utilizar esse link para Alunos já cadastrados no Sistema Quality criarem Assinaturas. Desta forma o usuário precisa efetuar o login na seção “Já está cadastrado?” e prosseguir com o cadastro.
![](https://help.sistemaquality.com.br/wp-content/uploads/2019/11/2021-06-15-135334-1024x274.png)
Os Alunos são associados à Turma do Plano de Pagamento?
O Aluno sempre é vinculado à Turma do Plano de Pagamento após o cadastro no Link de Assinatura.
O que varia apenas é o status do Aluno na Turma, conforme descrito abaixo, que depende da identificação do pagamento da Assinatura.
- Pré-Matrícula: Assinaturas de Boleto até a identificação do pagamento.
- Matriculado: Assinaturas de Cartão de Crédito (pagamento efetuado no ato do cadastro) e Assinaturas de Boleto apenas após a identificação do pagamento.
Quantas Assinaturas um Aluno pode possuir?
Um Aluno pode possuir diversas Assinaturas, porém apenas uma Assinatura por Plano de Pagamento.
Como as Assinaturas são criadas e cobradas?
As Assinaturas são criadas através do Link de Assinatura e as cobranças ocorrem no ato da matrícula, pelo meio de Cartão de Crédito com cobrança imediata no cartão informado, ou através de Boleto Bancário emitido com data de vencimento para 2 dias após o cadastro.
É possível utilizar o Link de Assinatura apenas para cadastrar o Aluno, sem efetuar uma cobrança?
Sim, é possível. Basta configurar o Plano de Pagamento, conforme descrito na questão “Como configurar os Planos de Pagamentos para as Assinaturas?“, e colocar valor R$ 0,00.
Como alternativa, caso se deseje apresentar um valor ao cliente, basta criar um Plano de Pagamento sem selecionar uma Conta Bancária, utilizando a opção “Cobrança realizada pela escola“. Nesse caso não serão exibidas as opções relativas a Assinaturas.
O Aluno recebe alguma notificação do seu cadastro?
Além do Aluno visualizar os detalhes da Assinatura após o cadastro ele também recebe um e-mail informando que a Assinatura foi efetuada. Caso o registro tenha incluso dados do responsável, um e-mail também será enviado para o responsável.
Como funcionam as cobranças das Assinaturas RECORRENTES? E das UNICAS?
As Assinaturas RECORRENTES são programadas para efetuarem cobranças mensalmente, após a identificação do primeiro pagamento, até atingirem o número de recorrências cadastrado.
O pagamento da Assinatura é identificado no ato da matrícula (Cartão de Crédito), ou após o pagamento do Boleto.
➡ Exemplo, uma Assinatura RECORRENTE criada em 10/09 será cobrada dia 10/10, 10/11 e assim consequentemente até finalizar o número de recorrências.
> Caso seja de Cartão de Crédito as cobranças ocorrem exatamente na data de cobrança, ou seja, todo dia 10.
> Para Boleto, os vencimentos se mantém todo o dia 10, entretanto os Boletos são gerados e encaminhados com 2 dias de antecedência para os Alunos.
As Assinaturas UNICAS efetuam apenas uma cobrança no ato da matrícula.
O Aluno consegue emitir um novo Boleto para a sua Assinatura?
Caso o Aluno não encontre o Boleto emitido no ato da matrícula, ou precise de um novo Boleto com uma data de pagamento vigente, ele pode acessar o Link da Assinatura do Plano de Pagamento, selecionar a opção “Boleto” e finalizar clicando em “Comprar”.
➡ Um novo Boleto será gerado, caso o Boleto atual já esteja vencido, e será encaminhado para o e-mail do Aluno.
O Aluno pode trocar a forma de pagamento de uma Assinatura?
O Aluno pode alterar a forma de pagamento da Assinatura acessando o Link de Assinatura de um Plano de Pagamento em que já está cadastrado, efetuar o login na seção “Já está cadastrado?” e prosseguir escolhendo a forma de pagamento desejada.
O que acontece caso ocorra falha no pagamento do Cartão de Crédito?
As Assinaturas de Cartão de Crédito são criadas somente após o primeiro pagamento, que é efetuado no ato da compra. (Caso ocorra falha na transação do cartão no momento da matrícula, por qualquer motivo, a Assinatura não é criada)
Para as próximas cobranças das Assinaturas RECORRENTES, caso ocorra alguma falha na primeira tentativa de cobrança são efetuadas mais 2 novas tentativas, no intervalo de 24 horas entre cada uma.
Caso ocorra FALHA em todas 3 as tentativas a Assinatura é INATIVADA, seu status é alterado para INADIMPLENTE e não ocorrerá mais nenhuma tentativa de cobrança.
O Aluno recebe uma notificação por e-mail a cada tentativa de cobrança com FALHA e após a INATIVAÇÃO da Assinatura, se houver.
➡ * A data de cobrança mensal da Assinatura pode sofrer alteração dependendo da data de cobrança efetuada com sucesso.
Exemplo, uma Assinatura RECORRENTE criada em 10/09 estava com a cobrança prevista para o dia 10/10. Entretanto ocorreram falhas nas cobranças do dia 10/10 e 11/10 e apenas dia 12/10 a cobrança foi efetuada com sucesso. Desta forma as próximas cobranças recorrentes dessa Assinatura são reprogramadas para ocorrerem todo dia 12 até finalizar o número de recorrências.
O que ocorre caso o Aluno não efetue o pagamento do Boleto?
O status da Assinatura é alterado para INADIMPLENTE e não ocorre mais nenhuma tentativa de cobrança
Onde visualizo as Assinaturas existentes?
Através do submenu “Assinaturas”, abaixo do menu “Financeiro” é possível visualizar todas as Assinaturas criadas na sua Empresa.
Além dos filtros “Status da Assinatura” e “Tipo de Assinatura” é possível averiguar alguns detalhes da Assinatura da lista apresentada, como: Nome do Aluno, Turma e Status na Turma, Status e Forma de Pagamento da Assinatura, entre outros.
![](https://help.sistemaquality.com.br/wp-content/uploads/2019/11/filtros-assinaturas.png)
Quais são e o que significam os Status disponíveis para as Assinaturas?
As Assinaturas possuem diversos Status que são alternados durante a sua linha do tempo, são elas:
- INICIADA: Status inicial de todas as Assinaturas. Indica que as Assinaturas foram recém criadas e ainda estão no aguardo das confirmações dos pagamentos. (Não ocorrem tentativas de cobranças em Assinaturas com esse status)
- ATIVA: Refere-se às Assinaturas RECORRENTES que estão aptas para efetuarem as cobranças mensalmente. (Ocorrem tentativas de cobranças nas datas previstas)
- INADIMPLENTE: Significa que a Assinatura ficou inadimplente por falta de pagamento. (Não ocorrem tentativas de cobranças em Assinaturas com esse status)
- CANCELADA: Sinaliza que a Assinatura foi cancelada. O cancelamento pode ser efetuado pela Empresa ou pelo próprio Aluno. (Não ocorrem tentativas de cobranças em Assinaturas com esse status)
- FINALIZADA: Status das Assinaturas RECORRENTES que já finalizaram todas as cobranças. Como as Assinaturas UNICAS efetuam apenas uma cobrança elas mudam diretamente para esse status após a identificação do pagamento. (Não ocorrem tentativas de cobranças em Assinaturas com esse status)
- FALHA: Representa as Assinaturas que não efetuaram a cobrança devido à algum problema no cadastro do Aluno. (Não ocorrem tentativas de cobranças em Assinaturas com esse status)
É possível alterar a data da próxima recorrência da assinatura?
Ao clicar em Editar em uma assinatura, é possível definir uma nova data para gerar a próxima recorrência, a data informada deve ser depois de 30 dias da data do ultimo pagamento da recorrência, em tela o sistema exibe as datas disponíveis a partir dos 30 dias para assinatura.
![](https://help.sistemaquality.com.br/wp-content/uploads/2019/11/datas.png)
![](https://help.sistemaquality.com.br/wp-content/uploads/2019/11/editar-assinatura.png)
É possível alterar quais campos são exibidos na tela de cadastro da Assinatura?
Sim, é possível. Caso seja necessária alguma adaptação nos campos exibidos ou que sejam obrigatórios para o cadastro de um Aluno ou Responsável, é necessário abrir uma solicitação com o Suporte, por meio do Chat ou pelo e-mail “relacionamento@qpsistemas.com.br“.
![](https://help.sistemaquality.com.br/wp-content/uploads/2019/11/2021-06-15-142359.png)
Como utilizar Termos de Uso na tela de matrícula/pagamento?
É possível definir se será apresentado um link com Termos de Uso da empresa. Também será exibido uma caixa de seleção que deve ser marcada, confirmando que o interessado tenha aceitado os termos para então finalizar a matrícula.
Para utilizar essa opção, tenha em mãos um link que aponte para os termos de uso de sua escola/empresa e entre em contato com a Equipe de Suporte do Sistema Quality para fazer a requisição do uso desse link. O link dos Termos pode ser tanto para uma página de outro site, como o link para um arquivo ou documento.
Importante: A configuração de uso dos Termos de Uso será aplicada em todos os links de matrícula, independente de Turma, Plano de Pagamento ou do valor usado no Plano de Pagamento.
![](https://help.sistemaquality.com.br/wp-content/uploads/2022/03/2022-03-01-ecommerce-01.gif)
Opção de customização para o Link de Assinatura
Caso seja desejado, é possível alterar parte do Link de Assinatura de um Plano de Pagamento. Por padrão, todos os links são gerados seguindo o modelo:
https://app.sistemaquality.com.br/portal/#/pagamento-online/012345
É possível alterar para que todos os links sejam gerados tendo a URL seguindo o modelo:
https://app.sistemaquality.com.br/portal/#/formulario-online/012345
Para isso, basta abrir uma requisição para o Sistema Quality através de um de nossos serviços de comunicação e pedir para que seja usada a rota alternativa na geração de links de Planos de Pagamento.