Como utilizar o módulo de Matrícula Online / Assinaturas / Pagamento (e-commerce)?

Este Módulo permite que o aluno realize sua Matrícula Online e também faça o pagamento por Boleto ou Cartão de Crédito. Veja no vídeo abaixo exemplo da tela de matrícula do aluno.

Como utilizar o módulo de Matrícula Online / Assinaturas / Pagamento ?

Primeiramente atentar-se para a resolução da questão “O que é necessário para utilizar o módulo do E-commerce?

Criar/Editar Planos de Pagamentos para utilizarem as configurações necessárias para as Assinaturas.

Quais Planos de Pagamentos são aptos para Assinaturas?

Todos os Planos de Pagamentos, com a Data Final no futuro e Conta Bancária vinculada, já são aptos para as Assinaturas.

Basta apenas copiar o Link de Assinatura disponibilizado na lista dos Planos de Pagamentos e colar no navegador.

A Data de Fim da Turma também deve estar no futuro

Como configurar os Planos de Pagamentos para as Assinaturas?

  • Selecionar o Plano de Pagamento desejado na lista ou clicar no botão Novo Plano de Pagamento;
  • Adicionar as informações de Data Inicial e Data Final;
    • Apenas Planos de Pagamentos com Data Final no futuro estarão disponíveis para as Assinaturas.
  • Vincular a Conta Bancária configurada para a plataforma IUGU;
  • Escolher o Método de Pagamento que será disponibilizado na tela de matrícula;
  • Escolher o Tipo Assinatura do Plano de Pagamento;
    • Se necessário escolher a quantidade do Número de Recorrências da Assinatura.

Quais são os Tipos de Assinaturas existentes?

  • RECORRENTE: Assinaturas com cobranças recorrentes a cada 30 dias.
  • UNICA: Assinatura com apenas 1 cobrança no ato do cadastro.
  • PARCELADA: Assinatura com o parcelamento da cobrança, mais informações nesse link.

Exemplo, criar dois Planos de Pagamento para uma Turma:
> Um Plano de Pagamento com o Tipo de Assinatura UNICA no valor de R$ 100,00, utilizado para uma taxa de matrícula;
> Outro com o Tipo de Assinatura RECORRENTE no valor de R$ 299,90 utilizado para cobrança das mensalidades.

O que é Número de Recorrências?

Representa a quantidade de cobranças recorrentes que serão efetuadas até o término da Assinatura.

Esse parâmetro é configurável apenas para Tipo de Assinatura RECORRENTE.

Como são definidas as opções para Métodos de Pagamento disponibilizados no Link de Assinatura?

A opção para os Métodos de Pagamento estão disponíveis apenas para Contas Bancárias IUGU. O sistema irá verificar as configurações da Conta Bancária selecionada, determinando o número máximo de recorrências permitidas e as opções de pagamento liberadas: Boleto Bancário, Cartão de Crédito, ou ambas as opções.

Isso será refletido também no Link de Assinatura. Por exemplo, caso o Plano de Pagamento selecione apenas Boleto Bancário como o método de pagamento, não serão exibidas opções para Cartão de Crédito.

Caso não selecione o Tipo de Assinatura no Plano de Pagamento, como a Assinatura desse Plano de Pagamento vai se comportar?

O Tipo de Assinatura padrão, caso não seja escolhido, será o RECORRENTE.

Juros e Multas

É possível definir valores para Multa ou Juros por Mês para um Plano de Pagamento. Esses valores serão aplicados a todas as Parcelas geradas pela Assinatura no momento do cadastro do Aluno.

O Link de Assinatura efetua o cadastro do Aluno no Sistema Quality? Alunos já cadastrados também conseguem utilizar o Link?

O Link de Assinatura funciona para o cadastro de novos Alunos, bastando apenas o usuário preencher os dados do Aluno e as informações de pagamento da Assinatura, se for o caso.

Entretanto também é possível utilizar esse link para Alunos já cadastrados no Sistema Quality criarem Assinaturas. Desta forma o usuário precisa efetuar o login na seção “Já está cadastrado?” e prosseguir com o cadastro.

Os Alunos são associados à Turma do Plano de Pagamento?

O Aluno sempre é vinculado à Turma do Plano de Pagamento após o cadastro no Link de Assinatura.
O que varia apenas é o status do Aluno na Turma, conforme descrito abaixo, que depende da identificação do pagamento da Assinatura.

  • Pré-Matrícula: Assinaturas de Boleto até a identificação do pagamento.
  • Matriculado: Assinaturas de Cartão de Crédito (pagamento efetuado no ato do cadastro) e Assinaturas de Boleto apenas após a identificação do pagamento.

Quantas Assinaturas um Aluno pode possuir?

Um Aluno pode possuir diversas Assinaturas, porém apenas uma Assinatura por Plano de Pagamento.

Como as Assinaturas são criadas e cobradas?

As Assinaturas são criadas através do Link de Assinatura e as cobranças ocorrem no ato da matrícula, pelo meio de Cartão de Crédito com cobrança imediata no cartão informado, ou através de Boleto Bancário emitido com data de vencimento para 2 dias após o cadastro.

É possível utilizar o Link de Assinatura apenas para cadastrar o Aluno, sem efetuar uma cobrança?

Sim, é possível. Basta configurar o Plano de Pagamento, conforme descrito na questão “Como configurar os Planos de Pagamentos para as Assinaturas?“, e colocar valor R$ 0,00.
Como alternativa, caso se deseje apresentar um valor ao cliente, basta criar um Plano de Pagamento sem selecionar uma Conta Bancária, utilizando a opção “Cobrança realizada pela escola“. Nesse caso não serão exibidas as opções relativas a Assinaturas.

O Aluno recebe alguma notificação do seu cadastro?

Além do Aluno visualizar os detalhes da Assinatura após o cadastro ele também recebe um e-mail informando que a Assinatura foi efetuada. Caso o registro tenha incluso dados do responsável, um e-mail também será enviado para o responsável.

Como funcionam as cobranças das Assinaturas RECORRENTES? E das UNICAS?

As Assinaturas RECORRENTES são programadas para efetuarem cobranças mensalmente, após a identificação do primeiro pagamento, até atingirem o número de recorrências cadastrado.
O pagamento da Assinatura é identificado no ato da matrícula (Cartão de Crédito), ou após o pagamento do Boleto.

Exemplo, uma Assinatura RECORRENTE criada em 10/09 será cobrada dia 10/10, 10/11 e assim consequentemente até finalizar o número de recorrências.
> Caso seja de Cartão de Crédito as cobranças ocorrem exatamente na data de cobrança, ou seja, todo dia 10.
> Para Boleto, os vencimentos se mantém todo o dia 10, entretanto os Boletos são gerados e encaminhados com 2 dias de antecedência para os Alunos.

As Assinaturas UNICAS efetuam apenas uma cobrança no ato da matrícula.

O Aluno consegue emitir um novo Boleto para a sua Assinatura?

Caso o Aluno não encontre o Boleto emitido no ato da matrícula, ou precise de um novo Boleto com uma data de pagamento vigente, ele pode acessar o Link da Assinatura do Plano de Pagamento, selecionar a opção “Boleto” e finalizar clicando em “Comprar”.

➡ Um novo Boleto será gerado, caso o Boleto atual já esteja vencido, e será encaminhado para o e-mail do Aluno.

O Aluno pode trocar a forma de pagamento de uma Assinatura?

O Aluno pode alterar a forma de pagamento da Assinatura acessando o Link de Assinatura de uma Plano de Pagamento em que já está cadastrado, efetuar o login na seção “Já está cadastrado?” e prosseguir escolhendo a forma de pagamento desejada.

O que acontece caso ocorra falha no pagamento do Cartão de Crédito?

As Assinaturas de Cartão de Crédito são criadas somente após o primeiro pagamento, que é efetuado no ato da compra. (Caso ocorra falha na transação do cartão no momento da matrícula, por qualquer motivo, a Assinatura não é criada)
Para as próximas cobranças das Assinaturas RECORRENTES, caso ocorra alguma falha na primeira tentativa de cobrança são efetuadas mais 2 novas tentativas, no intervalo de 24 horas entre cada uma.
Caso ocorra FALHA em todas 3 as tentativas a Assinatura é INATIVADA, seu status é alterado para INADIMPLENTE e não ocorrerá mais nenhuma tentativa de cobrança.

O Aluno recebe uma notificação por e-mail a cada tentativa de cobrança com FALHA e após a INATIVAÇÃO da Assinatura, se houver.

➡ * A data de cobrança mensal da Assinatura pode sofrer alteração dependendo da data de cobrança efetuada com sucesso.

Exemplo, uma Assinatura RECORRENTE criada em 10/09 estava com a cobrança prevista para o dia 10/10. Entretanto ocorreram falhas nas cobranças do dia 10/10 e 11/10 e apenas dia 12/10 a cobrança foi efetuada com sucesso. Desta forma as próximas cobranças recorrentes dessa Assinatura são reprogramadas para ocorrerem todo dia 12 até finalizar o número de recorrências.

O que ocorre caso o Aluno não efetue o pagamento do Boleto?

O status da Assinatura é alterado para INADIMPLENTE e não ocorre mais nenhuma tentativa de cobrança

Onde visualizo as Assinaturas existentes?

Através do submenu “Assinaturas”, abaixo do menu “Financeiro” é possível visualizar todas as Assinaturas criadas na sua Empresa.
Além dos filtros “Status da Assinatura” e “Tipo de Assinatura” é possível averiguar alguns detalhes da Assinatura da lista apresentada, como: Nome do Aluno, Turma e Status na Turma, Status e Forma de Pagamento da Assinatura, entre outros.

Quais são e o que significam os Status disponíveis para as Assinaturas?

As Assinaturas possuem diversos Status que são alternados durante a sua linha do tempo, são elas:

  • INICIADA: Status inicial de todas as Assinaturas. Indica que as Assinaturas foram recém criadas e ainda estão no aguardo das confirmações dos pagamentos. (Não ocorrem tentativas de cobranças em Assinaturas com esse status)
  • ATIVA: Refere-se às Assinaturas RECORRENTES que estão aptas para efetuarem as cobranças mensalmente. (Ocorrem tentativas de cobranças nas datas previstas)
  • INADIMPLENTE: Significa que a Assinatura ficou inadimplente por falta de pagamento. (Não ocorrem tentativas de cobranças em Assinaturas com esse status)
  • CANCELADA: Sinaliza que a Assinatura foi cancelada. O cancelamento pode ser efetuado pela Empresa ou pelo próprio Aluno. (Não ocorrem tentativas de cobranças em Assinaturas com esse status)
  • FINALIZADA: Status das Assinaturas RECORRENTES que já finalizaram todas as cobranças. Como as Assinaturas UNICAS efetuam apenas uma cobrança elas mudam diretamente para esse status após a identificação do pagamento. (Não ocorrem tentativas de cobranças em Assinaturas com esse status)
  • FALHA: Representa as Assinaturas que não efetuaram a cobrança devido à algum problema no cadastro do Aluno. (Não ocorrem tentativas de cobranças em Assinaturas com esse status)

É possível alterar a data da próxima recorrência da assinatura?

Ao clicar em Editar em uma assinatura, é  possível definir uma nova data para gerar a próxima recorrência, a data informada deve ser depois de 30 dias da data do ultimo pagamento da recorrência, em tela o sistema exibe as datas disponíveis a partir dos 30 dias para assinatura.

É possível alterar quais campos são exibidos na tela de cadastro da Assinatura?

Sim, é possível. Caso seja necessária alguma adaptação nos campos exibidos ou que sejam obrigatórios para o cadastro de um Aluno ou Responsável, é necessário abrir uma solicitação com o Suporte, por meio do Chat ou pelo e-mail “relacionamento@qpsistemas.com.br“.

Exemplo de link de Assinatura usando campos diferentes

Como utilizar Termos de Uso na tela de matrícula/pagamento?

É possível definir se será apresentado um link com Termos de Uso da empresa. Também será exibido uma caixa de seleção que deve ser marcada, confirmando que o interessado tenha aceitado os termos para então finalizar a matrícula.

Para utilizar essa opção, tenha em mãos um link que aponte para os termos de uso de sua escola/empresa e entre em contato com a Equipe de Suporte do Sistema Quality para fazer a requisição do uso desse link. O link dos Termos pode ser tanto para uma página de outro site, como o link para um arquivo ou documento.

Importante: A configuração de uso dos Termos de Uso será aplicada em todos os links de matrícula, independente de Turma, Plano de Pagamento ou do valor usado no Plano de Pagamento.

Opção de customização para o Link de Assinatura

Caso seja desejado, é possível alterar parte do Link de Assinatura de um Plano de Pagamento. Por padrão, todos os links são gerados seguindo o modelo:

https://app.sistemaquality.com.br/portal/#/pagamento-online/012345

É possível alterar para que todos os links sejam gerados tendo a URL seguindo o modelo:

https://app.sistemaquality.com.br/portal/#/formulario-online/012345

Para isso, basta abrir uma requisição para o Sistema Quality através de um de nossos serviços de comunicação e pedir para que seja usada a rota alternativa na geração de links de Planos de Pagamento.