Alunos – Como gerenciar as turmas de um aluno?

Adicionar um Aluno a uma Turma

🔸 Para adicionar um Aluno a uma Turma, é necessário abrir a tela de dados desse Aluno e a acessar a aba “Turmas“.

❗ Se você ainda não cadastrou o aluno, clique aqui para aprender a cadastrar.

Clique no botão “Matricular em Turma Existente” para abrir o formulário com os dados a serem preenchidos sobre a matrícula do Aluno em uma Turma:

  • A Turma na qual deseja matricular o Aluno
  • O Status do Aluno nessa Turma
  • As datas de início e término da matrícula
  • Os Cursos/Disciplinas dessa Turma na qual o aluno irá ingressar

Após selecionar a Turma, os Cursos alocados a essa Turma serão carregados e exibidos em uma tabela abaixo dos demais dados. É possível alterar a data de início e término do Aluno e também seu status em cada Curso. A data de início e fim de cada Curso serão marcadas por padrão com o valor definido no registro desse Curso dentro da Turma.

✔  Por fim clique em salvar para adicionar o aluno à turma.

Removendo Aluno de uma Turma

🔸 A remoção da matrícula de um Aluno em uma Turma determinada deve ser feita através da coluna de ações na lista de turmas do aluno (com a opção de visão por Cursos/Disciplinas desabilitada). Esse processo irá remover o Aluno de Turma e de qualquer Curso ou Disciplina da matrícula.

Importante: Esse processo irá remover o Aluno de todas as Aulas dessa Turma, assim como de qualquer Conversa que esteja aberta para essa Turma.

Edição de dados de um Aluno na Turma

🔸 Para editar os dados de um Aluno em uma determinada Turma, basta clicar na linha do registro na lista para abrir a mesma tela de formulário. É possível editar o status do Aluno, assim como as disciplinas ou as datas de início e fim.

Também é possível informar uma Observação, que pode ser obrigatória, dependendo do status selecionado com a opção Observação é obrigatório. Veja mais informações em Como gerenciar os Status dos Alunos nas Turmas?

OBSERVAÇÃO: Os registros de um Aluno transferido para outra Turma não podem ser editados nem removidos pois estão ligados ao registro de matrícula da nova Turma após a transferência. Para mais informações, verifique o artigo: Alunos – Como transferir um aluno entre Turmas?

Ao abrir a edição de um registro de aluno transferido, os campos são visíveis apenas para leitura

IMPORTANTE: Em caso de alterações no status do Aluno na Turma, é importante verificar também o status do Aluno em cada Curso (ou Disciplina) desta Turma. Quando se trata de atualizações automáticas em aulas, o status do Aluno no Curso possui mais prioridade que o status do Aluno na Turma. Isso significa que, mesmo que o registro do Aluno na Turma esteja marcado como Desistente, este Aluno continuará incluso nas aulas enquanto o status em cada Curso ou Disciplina continuar como Matriculado;.

Removendo Aluno de um Curso/Disciplina da Turma

🔸 Há duas opções para se remover um Curso da matrícula do Aluno em uma Turma. A primeira forma é através da edição da matrícula do Aluno na Turma. Para esse caso, basta clicar no botão localizado no fim de cada linha da tabela.

Após confirmar a remoção, o Aluno não contará mais como matriculado na disciplina removida.

A segunda maneira é através da coluna Ações na lista de Turmas do Aluno. Deve-se habilitar a visão por Cursos/Disciplinas, clicar no ícone da coluna Ações, e então em “Remover“.

Importante: Mesmo após remover todas Disciplinas do registro do Aluno por qualquer um dos métodos acima, o Aluno continuará registrado na Turma.


🔗 Artigos Relacionados

Turmas – Gerenciamento de Cursos/Disciplinas

Como gerenciar os Status do Aluno em Cursos/Disciplinas?

Disciplinas do Aluno – Como alterar o status do aluno automaticamente de acordo com as aulas realizadas?