Como usar o Nome Social como principal referência de usuários?

🔹 O Sistema Quality permite o cadastro de usuários registrando tanto o nome social quanto o nome civil. E por padrão, o nome usado para referenciar cada usuário – seja aluno, responsável ou professor – é exclusivamente o nome civil. Porém, caso desejado, é possível configurar o sistema para que seja usado o nome social dos usuários ao invés do civil. Para saber mais a respeito, acompanhe os passos a seguir.

Configurando o uso do Nome Social

✔ Primeiro, acesse a tela de configurações da escola, através do menu principal, em Configurações, e então na opção Minha Escola. Note que logo acima do campo de fuso horário da escola, há uma opção para configurar o uso do nome social com referência principal do usuário. Altere essa opção para Sim e então clique em salvar.

IMPORTANTE: Essa alteração será aplicada de modo que o nome social de todos os usuários será utilizado por padrão no sistema, independente do perfil. Isso também vale tanto para o sistema administrativo quanto para o aplicativo ou Portal do Aluno.

✔ Também é importante ressaltar que, caso o usuário não possua um nome social registrado, o sistema automaticamente irá apresentar o nome civil por padrão. Logo, não há problemas em utilizar esta opção mesmo caso haja usuários sem nome social definido.

Visualizando Nome Social de Usuários

✔ As listas de alunos, professores, colaboradores e responsáveis possuem uma coluna própria para apresentar o nome social de cada usuário. Basta utilizar o botão de Modificar Tabela para localizar e exibir a coluna Nome Social, caso esta já não esteja visível.

Após a configuração

✔ Uma vez realizada essa configuração, o sistema irá automaticamente utilizar o nome social de cada usuário cadastrado em todos os módulos e telas do sistema. Isso vale tanto para o sistema administrativo quanto para o Portal do Aluno e o App do Sistema Quality. O nome social de usuários será apresentando em listagens, tabelas e até mesmo em campos de formulários.

Tomemos como exemplo a aluna abaixo, de nome civil Adriano Oliveira, e nome social Adriana Vera.

Observe nos exemplos a seguir como o nome social é usado ao invés do nome civil nas seguintes telas:

Lista de Alunos de uma Turma
Aluno na lista de Parcelas
Tela inicial de acesso do aluno no Portal/App
Tela de Chamada de uma Aula

Geração de Documentos com Tags

✔ A configuração de nome social como padrão no sistema não afeta a geração de documentos que utilizem a substituição de tags. Para isso, o Sistema Quality possui tags exclusivas para uso do nome social em diferentes perfis. Será necessário alterar ou subir novos modelos de documento no sistema, enviando arquivos atualizados que utilizem as tags corretas. Verifique abaixo a lista de tags disponíveis para nome social no Sistema Quality:

NOME_SOCIAL_ALUNO – Nome social de um aluno

NOME_SOCIAL_ALUNO_CALENDARIO – Nome social de um aluno (usado para tabelas dinâmicas)

NOME_SOCIAL_PAGADOR – Nome social do pagador de uma parcela

NOME_SOCIAL_RESPONSAVEL – Nome social do responsável por um aluno

NOME_SOCIAL_PROFESSOR – Nome social de um professor

✔ As tags acima podem ser usadas nos demais tipos de documentos do sistema, como Relatório de Notas ou Aulas, Boletins, Certificados etc.