Agenda – Como realizar a reposição de aulas para alunos?

🔸 Através do sistema é possível definir uma aula ou aluno, para ser agendado aulas de Reposição.

✔ Para consultar as aulas e alunos pendentes para agendar reposição, no painel de indicadores(pagina inicial do sistema) estará disponível a caixa Aulas Pendentes de Reposição e Aulas com Alunos para Reposição, com as contagens de aulas pendentes para agendar reposição:

Aulas Pendentes de Reposição: Número de aulas marcadas com status Pendente de Reposição ou Professor Ausente.

Aulas com Alunos para Reposição: Número de aulas com alunos marcados com status de chamada em aula que permite a reposição.

*Ao passar o cursor do mouse sobre o numero, será exibido o que cada número representa:

Importante: A caixa Aulas com Alunos para Reposição, por padrão não vem habilitada, para exibição dessa opção habilite/desabilite a permissão de acesso: Permissão para visualizar opção Aulas com Alunos para Reposição no Painel de Gestão.
Para a exibição da caixa Aulas Pendentes de Reposição habilite/desabilite a permissão de acesso: Permissão para visualizar opção Aulas Pendentes de Reposição no Painel de Gestão.

Consulta de aulas para agendar reposição

✔ Ao clicar no botão Veja os detalhes, serão carregados os filtros de Aluno e Status da Aula, e a lista de aulas para agendar reposição:

Aulas Pendentes de Reposição
Aulas com Alunos para Reposição

✔ Por padrão são carregados as aulas Pendente de Reposição e Professor ausente na visualização por Aulas Pendentes de Reposição, e na visualização por Aulas com Alunos para Reposição são carregados as aulas Agendadas ou Realizadas, que possuem aluno com status de chamada que permite reposição.
🔗 Veja mais informações em:
Agenda – Como tornar uma aula pendente de reposição?
Agenda – Como definir um aluno da aula como pendente de reposição?

✔ Nas duas visualizações é possível pelo filtro Status da Aula selecionar todos os status, ou remover os que não são necessários para consulta.
✔ Utilizando o filtro de Status da Aula, além dos status Pendente de reposição e Professor ausente, é possível buscar aulas com status Realizada ou Agendada, desde que o status da chamada do aluno, de um ou mais alunos, seja um status que Gera aula de Reposição.

✔ Pelo filtro do Aluno, ao informar um aluno é possível buscar as aulas especificas desse aluno.

✔ Aulas marcadas como Pendente de reposição e Professor ausente, mesmo com todos alunos com presença, também serão carregadas nessa lista e contador, mas ao agendar a reposição, todos os alunos devem ser mantidos no reagendamento, os que forem removidos no momento do reagendamento não voltarão para lista de reposição para agendar nova aula, por estarem como presentes.

Atenção: O total de aulas na lista de aulas de reposição, não é a soma dos dois contadores que aparecem na pagina inicial do sistema, pois o contador de Aulas Pendentes de Reposição conta as aulas pelos status da aula, e o contador de Aulas com Alunos para Reposição conta as aulas pelos status dos alunos na aula, sendo assim, podem existir aulas com os dois status, na aula e no aluno, que possibilitam a reposição, essa aula será contada em cada um dos contadores, mas na lista aparecerá somente uma vez quando pesquisado por todos os status, como no exemplo abaixo, Existe 12 aulas na lista, mas 3 aulas com status de reposição e 10 com status de aluno para reposição, pois uma das aulas possui os dois cenários de status:

🔸 Aulas com status Cancelada ou Reposição Agendada não são carregadas na listagem de aulas para agendar reposição.

✔ Para cada aula da lista, é exibido os alunos para agendamento de reposição e o status da chamada do aluno, caso informado:


✔ A lista exibe os 4 primeiros alunos, caso a aula possua mais alunos, será exibido o botão para e expandir e visualizar a lista de alunos:

✔ A listagem de alunos carrega os alunos com status de chamada que Gera aula de Reposição, para aulas em que foi realizada a chamada, ou carrega a lista completa de alunos da aula, para aulas que foram colocadas com o status Pendente de reposição ou Professor ausente.

Agendamento de aula de reposição

🔸 O Agendamento de aula de Reposição permite criar agendamentos de aulas para a aula pendente para reagendar, colocando a aula original com o status de Reposição Agendada.

✔ Na lista de aulas, no botão Ações, há duas opções, Cancelar Aula e Reagendar Aula.

🔸 Ao Cancelar Aula, será exibido uma mensagem de confirmação, e ao marcar como Sim a aula será colocada com o Status Cancelada, e não aparecerá mas na listagem de aulas pendentes para agendar reposição.

🔸 Ao Reagendar Aula, será aberto o formulário com a lista de alunos para agendar a reposição.

✔ Ao abrir o formulário para agendamento da aula de reposição, a primeiro momento serão carregados os mesmos dados da aula original pendente para reagendar.

✔ Em principal informe a data e hora da aula de reposição, e se necessário, altere as demais informações.

✔ Os alunos carregados para o agendamento são alunos com status de chamada que Gera aula de Reposição, para aulas em que foi realizada a chamada, ou a lista completa de alunos da aula, para aulas que foram colocadas com o status Pendente de reposição ou Professor ausente.

✔ É possível agendar a aula para um ou mais alunos específicos, para isso remova da lista os alunos que não terão agendamento.

✔ Ao agendar a aula de reposição a aula original é colocada com o status de Reposição Agendada, desde que o status da aula original seja Pendente de reposição ou Professor ausente.

✔ Os alunos da aula original serão colocados na chamada com o status de chamada configurado com a opção Reposição Agendada, caso configurado um status com essa opção.

✔ A aula de reposição marcada será colocada com o tipo Reposição. com status Agendada, ao abrir a aula será exibido as informações da aula original:

❗ Importante: Aula será colocada com o status de Reposição agendada, para o cenário descrito acima. Para agendamento de reposição em que foram removidos alunos do formulário, não será possível a partir desta aula agendar outra reposição para esses alunos removidos, mas é possível configurar essa função, para poder gerar outra reposição para mesma aula é necessário ter um Status de chamada de aluno na aula marcado com a opção Reposição Agendada, conforme próximo tópico abaixo:

Agendamento de aula de reposição por alunos

🔸 O Agendamento de aula de Reposição por alunos, permite agendar varias reposições para mesma aula sem que a aula seja colocada com o Status Reposição agendada, a aula fica somente como reagendada no sistema.

❗ Importante: para poder fazer esse agendamento, defina um Status de chamada de aluno na aula configurado com a opção Reposição Agendada.
🔗 Veja mais informações em: Agenda – Como gerenciar meus status dos alunos na chamada das aulas?

✔ Com esse status definido, ao agendar uma reposição para um ou alguns alunos da aula original para reagendar, a aula manterá o status original, e continuará aparecendo na lista de aulas para pendentes para reposição, somente com os alunos que não tiveram a reposição agendada:

Lista completa de alunos
Removido alguns alunos e agendado a reposição para os alunos restantes
A aula pendente para agendar reposição continuará na lista, e ao abrir o agendamento irá carregar somente os alunos que não tiveram a reposição agendada.

✔ Na chamada da aula, os alunos que tiveram a reposição agendada, são alterados para o status de chamada configurado com a opção Reposição Agendada.

Remoção de Reposição

✔ Ao remover uma aula de Reposição a aula original, com o status Reposição agendada, volta para o status Pendente de reposição.

✔ Caso a aula original, com o status Reposição agendada, possua mais de uma aula de reposição, e exista um status de chamada marcado com a opção Reposição Agendada, se uma das aulas de reposição for removida, a aula original volta para Pendente de reposição, e somente os alunos da aula removida, voltam para o status de chama configurado com a opção Gera aula de Reposição na aula original.

Visualizar as reposições para aula

✔ Na tela de Relatório de Aulas, para a aula que foi agendado a reposição, na coluna Reagendamentos, irá aparecer o botão Ver Reagendamentos , ao clicar será carregado a lista de aulas de reposição da aula reagendada:

🔗 Veja mais informações em:
Agenda – Como tornar uma aula pendente de reposição?
Agenda – Como definir um aluno da aula como pendente de reposição?
Agenda – como funciona a edição de recorrência de aulas Canceladas e Pendentes de Reposição?