Financeiro – Como realizar o pagamento rápido de uma Parcela

🔸 Para agilizar o gerenciamento de parcelas e lançamentos financeiros, o Sistema Quality oferece a possibilidade de marcar parcelas como pagas através da ação de pagamento rápido. Do mesmo modo, é possível alterar uma parcela que já esteja paga para que fique como pendente mais uma vez, através da mesma ação. Siga os passos a seguir para aprender mais sobre o pagamento rápido do Sistema Quality.

✔ A partir do menu principal, acesse a tela do Financeiro. Em seguida, acesse uma das abas de Contas disponíveis (A Pagar, a receber, ou ambas). Entre os demais dados de cada Parcela, estará a coluna “Pago?“, que indica o status atual da parcela. Nota-se que essa informação será apresenta em um botão com um ícone.

Importante: Caso não esteja localizando a coluna “Pago?”, utilize o botão Modificar Tabela para confirmar que a opção “Status” esteja marcada. Caso não esteja, clique nessa opção para que a coluna “Pago?” seja incluída entre as demais na tabela.

Realizando um Pagamento Rápido

✔ Para realizar o pagamento rápido da parcela, basta clicar no botão dentro da coluna “Pago?”. A parcela será atualizada automaticamente para o status de Paga, e a data de pagamento será preenchida com a data atual. Ou seja, a data em que a ação do pagamento rápido foi realizada.

✔ Também é possível desfazer um pagamento rápido através da mesma ação. Localize uma parcela que esteja com o status Pago e clique no botão dentro da coluna “Pago?”. A parcela será atualizada para o status de Pendente, e a data de pagamento será removida.

Importante: A ação de pagamento rápido não é permitida para parcelas que utilizem um serviço de faturas, como o Iugu. Isso acontece pois a baixa dessas faturas ocorre de forma automática, sem necessidade de ação por parte do usuário.

Pagamento Rápido para Parcelas com Juros/Multa/Desconto

✔ Por padrão do sistema, a ação de pagamento rápido não é permitida para quaisquer parcelas que tenham valores de juros, multa ou desconto, e que já tenham passado da data de vencimento registrada. Ao tentar clicar no botão de pagamento rápido, o sistema irá automaticamente abrir essa parcela para edição, permitindo validar e configurar os dados antes de atualizar a parcela. Ou seja, para esses casos, é necessário realizar a baixa manual da parcela.

✔ Caso necessário, é possível configurar para que o sistema permita o pagamento rápido mesmo para casos de parcelas com juro, multa ou desconto. Para isso, clique no botão de engrenagem, no canto superior direito da tela para abrir as Configurações do Financeiro. Localize a opção “Pagamento Rápido – Permitir para parcelas que tenham valor de juro/multa/desconto?” e marque-a como Sim. Lembre-se de clicar em salvar para registrar a alteração.

Configuração para pagamentos rápidos em parcelas com valores adicionais

✔ Após isso, o pagamento rápido estará liberado mesmo para as parcelas em atraso que tenham valores de juro, multa ou desconto. Nesse caso, o valor líquido da parcela será calculado automaticamente e ela será atualizada como paga, seguindo o processo já mencionado anteriormente.

Pagamento rápido de parcela com juro/multa/desconto