Matrícula Online – Como configurar campos para envio de anexos

🔸 O envio e configuração de arquivos para alunos da escola normalmente é feita a partir do sistema administrativo ou pela tela de arquivos no App/Portal do Aluno. É possível, porém, configurar campos personalizados para que seja possível que novos alunos enviem arquivos já na tela de matrícula online. Esses arquivos serão automaticamente relacionados ao aluno, e sua visualização disponível a tela de dados desse aluno. Para configurar o envio de anexos na matrícula online, siga os passos a seguir:

Liberação de uso dos Campos de Anexo

✔ Antes de criar os campos personalizados ou perguntas do tipo Anexo, pode ser necessário liberar sua utilização nas configurações. Para isso, clique no botão de engrenagem, no lado esquerdo do botão de Novo Questionário. Será exibida a janela de configurações para questionários. Encontre a opção “Permitir Perguntas do tipo Anexo para Questionários de Matrículas Online?” e marque-a como Sim. Lembre-se de clicar sem Salvar para registrar a alteração.

Criação de Campos de Anexo

✔ Acesse o questionário que deseja alterar a partir da tela de Questionários de Campos Personalizados, no menu principal. Adicione uma nova Pergunta e defina seu tipo como Anexo.

Exemplo de criação de um campo de Anexo

✔ Nota-se que é possível alterar questionários existentes para incluírem um novo campo de Anexo, assim como também é possível criar questionários exclusivos para campos de anexo.

Importante: Campos do tipo Anexo estarão disponíveis apenas para os questionários de tipo Matrícula Online, seja Geral ou para Turmas específicas.

Configurações de tipo e tamanho do Anexo

✔ Os campos do tipo Anexo podem ser configurados para permitirem tipos específicos de arquivos: Documentos, Imagens, Áudio ou Vídeo, ou até mesmo para arquivos em geral.

✔ Também é possível definir um tamanho máximo para o anexo, que será validado no momento em que o aluno selecionar o arquivo durante a matrícula. Por padrão, o tamanho máximo pode ser definido de 1MB a 20MB.

Seleção de Anexos na Matrícula Online

✔ Uma vez configurados os questionários, os novos campos personalizados serão exibidos na tela de Matrícula de Online. Com isso, alunos poderão selecionar arquivos seguindo as configurações definidas.

Campos de anexo na tela de matrícula

✔ Nota-se que os arquivos serão enviados ao sistema apenas durante o processo de matrícula. Após isso, será possível visualizar os arquivos enviados a partir da tela de Gerenciamento de Arquivos, ou pela aba de Arquivos na tela de dados do aluno matriculado.

✔ Também é possível localizar os arquivos enviados através do Relatório de Matrículas. Assim como os demais campos personalizados, os campos de Anexo estarão disponíveis ao exibir suas determinadas colunas através da ação de Modificar Tabela.