🔸 Por padrão, o gerenciamento de grades horárias referentes à disponibilidade do Professor é realizado por usuários de perfil administrativo a partir do Portal do Aluno/App. É possível, porém, configurar o sistema para que os Professores possam eles mesmos criar, editar ou remover grades horárias para si mesmos. Para isso, deve-se seguir os seguintes passos:
Liberar permissão para Professores possam criar Grades Horárias
✔ Essa permissão é gerenciada pelas Configurações da Agenda. Acesse a tela da Agenda a partir do menu Calendário no menu principal. Clique no ícone de engrenagem e então em Configurações da Agenda. Marque a opção “Professores podem criar Grades Horárias?” como Sim e clique em Salvar.
Validar acesso do Professor à tela de Disponibilidade
✔ Mesmo com essa opção ajustada, é necessário que usuários do perfil Professor tenham liberada a Permissão para acessar a tela Disponibilidade de Professores, disponível na tela de Permissões de Acesso. Em caso de dúvidas, verifique nosso artigo “Como alterar permissões para perfis de Aluno, Professor e Responsável?“
Criação de Grades Horárias por Professores
✔ Com isso, todos os usuários do perfil Professor poderão visualizar as Grades Horárias já criadas e poderão criar as próprias Grades, da mesma maneira que usuários administrativos. Nota-se que, ao criar uma nova Grade, o Professor poderá determinar apenas o horário de início e fim. A seleção de professores permanece exclusiva para usuários administrativos.
✔ Grades Horárias criadas por Professores serão marcadas como privadas, e só poderão ser visualizadas pelo próprio Professor ou por um usuário administrativo. Esse Professor também poderá abrir essa Grade para edição, podendo alterar seu horário, ou pode também excluir a Grade Horária.