CRM – Como criar Conversas pelo App ou Portal do Aluno

ūüĒł O processo para abrir novas Conversas ou Requerimentos pelo aplicativo/Portal do Aluno funciona de maneira semelhante ao que √© feito no sistema administrativo. O diferencial √© que tanto Alunos quanto Professores podem iniciar novas conversas dessa maneira. Nesse artigo, iremos explicar como os passos a serem seguidos para cria√ß√£o de Conversas ou Requerimentos, seja pelo aplicativo em seu celular, ou pelo Portal do Aluno em um navegador web.

Abrindo o formul√°rio de nova conversa

‚úĒ A partir do menu principal, acesse a tela de Comunica√ß√£o. Por padr√£o, ser√£o listadas todas as conversas com mensagens mais recentes. Para iniciar uma nova Conversa, clique no bot√£o verde, localizado no canto inferior direito.

‚Ěó Importante: O usu√°rio poder√° acessar essa tela apenas caso o seu perfil tenha liberada a permiss√£o de nome “CRM / Conversas – Comunica√ß√£o“. Do mesmo modo, o bot√£o para iniciar uma nova conversa ser√° exibido apenas caso esteja liberada a permiss√£o para “Adicionar uma nova conversa“.

Exemplo de Professor abrindo a tela de nova Conversa

‚úĒ Assim como √© no Sistema Administrativo, o formul√°rio de Conversa √© dividido em diferentes se√ß√Ķes. Estas podem ser acessadas atrav√©s dos bot√Ķes localizados no topo da tela, como exemplificado na imagem acima. Vamos falar mais a respeito de cada se√ß√£o nos passos a seguir:

Aba de Assunto

‚úĒ Na primeira aba ser√° poss√≠vel informar o t√≥pico ou assunto da Conversa que ser√° aberta. Logo em seguida tamb√©m √© poss√≠vel informar o Status dessa Conversa. O Status da conversa considerado como Aberto por padr√£o, e a altera√ß√£o desse valor √© permitida apenas a usu√°rios administrativos. Nota-se que as op√ß√Ķes de status ser√£o diferentes caso seja uma Conversa ou Requerimento. Ambos os campos desta aba s√£o de preenchimento obrigat√≥rio.

Aba de Participantes

‚úĒ Nesta aba ser√£o definidos todos os destinat√°rios e participantes da Conversa que ser√° aberta. Estes podem ser tantos alunos quanto professores, respons√°veis ou outros tipos de usu√°rios. √Č poss√≠vel escolher entre uma ou at√© mesmo v√°rias entre as seguintes op√ß√Ķes:

Nome dos Participantes: Seleção de participantes avulsos ou individuais, sem a inclusão de um grupo de usuários.

Exemplo de seleção de usuários avulsos

Todos os Alunos por Status na Escola: Esta opção permite fazer uma seleção geral de todos os alunos cadastrados no sistema. Também é possível selecionar o status do aluno na escola como opção de filtro.

Exemplo de seleção de conjunto de alunos

Turmas: Permite fazer a seleção de alunos por meio de uma ou mais turmas, sendo também possível definir qual o status do aluno em turma que é desejado. Caso o usuário seja um Professor, serão listadas apenas as Turmas às quais esse Professor está alocado.

‚Ěó IMPORTANTE
Quando uma conversa está marcada para todos os alunos, qualquer aluno que for cadastrado posteriormente também será incluso nessa conversa.
Quando uma conversa está marcada para uma ou mais turmas, qualquer aluno que posteriormente for adicionado para uma das turmas será também incluso nessa conversa, validando o status do aluno na escola ou na turma.

Exemplo de seleção de turmas

Perfil (Colaboradores): Opção para selecionar todos os usuários pertencentes a um ou mais perfis determinados. Nota-se que os perfis exibidos para seleção nesse campo serão os mesmos configurados para o perfil do usuário logado através das Regras de Criação de Conversa, configuradas no sistema administrativo.

‚Ěó IMPORTANTE: Quando for criado um novo usu√°rio com um dos perfis incluso nesse filtro, esse usu√°rio ser√° automaticamente incluso na conversa aberta. Caso o novo usu√°rio seja um professor, o filtro de status tamb√©m ser√° levado em conta para essa inclus√£o autom√°tica.

Exemplo de seleção de Perfis

Marcadores: Op√ß√£o para filtrar os usu√°rios selecionados com base nos marcadores selecionados. √Č poss√≠vel tamb√©m escolher se os usu√°rios ser√£o filtrados por Todos os Marcadores, ou por Qualquer um dos Marcadores selecionados. Nota-se que essa op√ß√£o funcionar√° apenas em conjunto com uma das outras op√ß√Ķes anteriores.

‚Ěó IMPORTANTE: Esta op√ß√£o estar√° dispon√≠vel apenas para usu√°rios que possuam liberada a Permiss√£o para acessar Marcadores, configurada na tela de Permiss√Ķes de Acesso no sistema administrativo.

Exemplo de seleção de Marcadores

Seleção de Participantes Adicionais

‚úĒ Por fim, o √ļltimo campo da se√ß√£o de Participantes permite a sele√ß√£o de um ou mais usu√°rios que n√£o foram inclu√≠dos nas op√ß√Ķes anteriores. Em outras palavras, a partir desse campo podemos selecionar usu√°rios avulsos ou exclusivos para a conversa criada.

Nota-se que o campo de participantes levar√° em conta as demais op√ß√Ķes selecionadas nos campos acima, e n√£o exibir√° usu√°rios de um perfil j√° selecionado anteriormente. Por exemplo, caso o Aluno selecione o perfil Professor, nenhum outro usu√°rio desse perfil ser√° listado como op√ß√£o no campo de Participantes. Isso acontece pois est√° entendido que todos os professores j√° est√£o selecionados como participantes da conversa.

Aba de Configura√ß√Ķes

‚úĒ Nesta aba √© poss√≠vel selecionar um ou mais Usu√°rios de Interesse (campo opcional). Este campo √© exclusivamente para fins de filtro, e os usu√°rios selecionados n√£o ser√£o inclusos na conversa e n√£o receber√£o qualquer notifica√ß√£o.

‚úĒ Abaixo dos Usu√°rios de Interesse, constar√£o todos os perfis dos participantes selecionados para a conversa. Para cada perfil √© poss√≠vel determinar se ser√° poss√≠vel enviar mensagens, os meios de comunica√ß√£o liberados para envio de mensagens, e tamb√©m se o perfil determinado poder√° visualizar os nomes dos outros participantes da conversa.

Vis√£o da aba de Configura√ß√Ķes

‚úĒ Vale ressaltar que, caso um dos perfis da conversa esteja com a op√ß√£o “Pode ver os outros participantes?” desmarcada, usu√°rios desse perfil n√£o poder√£o visualizar a lista de participantes, seja na lista de conversas ou na tela principal de uma conversa. Isso tamb√©m configura a lista de mensagens, de modo que ser√° apresentado apenas o perfil de cada usu√°rio que enviou uma mensagem na conversa, e n√£o os nomes desses usu√°rios.

Aba de Campos Personalizados

‚úĒ Esta aba ser√° exibida unicamente caso haja algum Question√°rio registrado com o modelo “CRM – Conversas”. Todas as perguntas – ou campos personalizados – ser√£o listadas nesta aba. Nota-se que, caso haja algum campo configurada como obrigat√≥ria, s√≥ ser√° poss√≠vel abrir a conversa ap√≥s o preenchimento

Vis√£o da aba de Campos Adicionais

Para mais informa√ß√Ķes, visite nosso artigo sobre Como criar Question√°rios e Campos Personalizados.

Conclus√£o

‚úĒ Uma vez preenchidos todos os campos, basta clicar no bot√£o Salvar. Ser√° exibida uma tela de confirma√ß√£o, listando os usu√°rios, perfis ou turmas escolhidos para formar os participantes da conversa. Confirme clicando em Sim, e a Conversa ser√° cadastrada e aberta para envio de mensagens por todos os participantes.

Exemplo de cadastro de conversa, feito por um professor