Evidências 27/06/2024

a) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.1.7 : 

2.1 Acesso / 2.1.7 O sistema deve ocultar a visualização de ícones para usuários que tenham sido bloqueados no módulo da unidade escolar, garantindo que as restrições de acesso sejam efetivamente aplicadas.

A evidência não mostra as opções de bloqueio de usuários. Apenas controle de perfis (inclusão, alteração e exclusão).

Você pode gerenciar as permissões e direitos de acesso na tela “Permissões de Acesso”, seguindo as instruções do artigo explicativo: Geral – Como gerenciar os Perfis de acesso do sistema?.


Cada uma das permissões de acesso define regras que permitem acessar funcionalidades, habilitar / desabilitar botões de ação, menus do sistema e acesso a telas. Também existem permissões para permitir somente leitura em funcionalidades ou leitura/escrita nas funcionalidades.

Permissões para Bloqueio de Acessos: permissões que ocultam ícones, bloqueio de menus e ícones de ações que restringem o  acesso aos módulos.

Buscando pela palavra chave “Acessar”, o sistema irá apresentar as  permissões que realizam o bloqueio de acesso  a telas, abas, funcionalidades, filtros, ícones e botões, conforme evidenciado na imagem abaixo: 

Exemplo de permissões de bloqueio de ícones e bloqueio de menus / ações disponíveis:

b) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.2.5:

2.2 Perfil do Professor / 2.2.5 Deve permitir o envio de e-mails para pais ou responsáveis notificando-os sobre a falta de frequência do aluno.

No documento referenciado não fica evidente a possibilidade de envio de e-mail. A comunicação é feita via app, ou sistema quality.  Favor esclarecer a questão do envio de e-mails para os responsáveis.

O professor pode fazer o envio de e-mails para os pais e responsáveis através do Aplicativo/Portal do Professor, acessando a tela de comunicação conforme demonstrado nas imagens abaixo: 

Referência adicional: CRM -> Módulo de Conversas explicando mais detalhes sobre as conversas no Sistema Quality (conversas podem ser via chat, e-mail, SMS) : Chat – Módulo de Conversas – Treinamento 

c) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.4.10:

2.4 Quadro Escolar / 2.4.10 Permitir correções na projeção pela unidade escolar e reenvio para validação antes da criação automática das turmas.

“Não foi possível identificar o cenário de um fluxo para verificação e validação das informações. 

Resposta Quality: Para este item nós qualificamos como “Não” na planilha que foi enviada, por entendermos que atendemos apenas parcialmente. Podem considerar que não atendemos o item para fins de pontuação.

d) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.5.8: 

2.5 Cadastro do Aluno / 2.5.8 Gestão de múltiplas matrículas em atividades complementares com proteção de dados sigilosos dos alunos.

O sistema permite a gestão de múltiplas matrículas em atividades complementares, mas não fica evidente a proteção dos dados dos alunos.

Novo Artigo com evidências: d) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.5.8: 

e) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.5.9:

2.5 Cadastro do Aluno / 2.5.9 Registro detalhado da família e do uniforme escolar para acompanhamento abrangente do aluno.

 “O sistema permite adicionar dados detalhados dos familiares dos alunos na aba “Responsáveis” do cadastro do aluno, porém a questão do uniforme não fica evidente.

É possível adicionar os dados detalhados dos familiares dos alunos, acessando a aba de “Responsáveis” no cadastro do aluno, conforme artigo explicativo: Alunos – Como cadastrar um Responsável pelo aluno?

Você pode adicionar e visualizar o detalhamento dos uniformes escolares do aluno acessando a tela de “Alunos”, conforme demonstrado na Gif abaixo:

f) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.6.3:

2.6 Coleta de Turmas / 2.6.3 Exibir todas as séries/anos coletadas na tela principal, conforme as dependências habilitadas.

A evidência mostra a funcionalidade que permite criação/administração de turmas e disciplinas. Clarificar a questão das séries.

Você pode gerenciar as séries/anos acessando a tela de “Turmas”, de acordo com o artigo explicativo: Turmas – Como cadastrar uma nova Turma?

Você pode visualizar a exibição das séries/anos das turmas coletadas, conforme as dependências habilitadas na tela de “Turmas”, conforme demonstrado na imagem abaixo:

g) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.6.5

2.6 Coleta de Turmas / 2.6.5 Apresentar informações essenciais sobre as turmas, como dependência, série/ano, período de atendimento, identificação da turma, datas de início e fim, número de identificação e duração do curso.

“Mesmo caso do item 2.6.4 . A evidência mostra a funcionalidade que permite criação/administração de turmas e disciplinas. Clarificar a questão das séries.”

Você pode consultar as informações essenciais sobre as turmas acessando a tela “Turmas”, conforme imagem abaixo e detalhamento no artigo explicativo : Turmas – Como cadastrar uma nova Turma?

Séries da Turma:

h) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.8.9b: 

2.8b Gestão de Servidores Efetivos e Temporários / 2.8.9b Cadastro de tipos de faltas com limites mensais.

“Embora a função apresentada esteja relacionada aos alunos e não aos funcionários, considera-se que esta funcionalidade pode ser aproveitada para ambos os atores.

Para gerenciar os tipos de faltas no sistema, vá até a aba “Calendário” e siga as instruções detalhadas no artigo: Agenda – Como gerenciar meus status dos alunos na chamada das aulas?

A função de faltas pode ser gerenciada pelo sistema para alunos e servidores.


Exemplo de Registro de Falta de Servidor:

Limites Mensais de Faltas / Tipos de Falta

i) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.9.3:

2.9 Gerenciamento de Unidades e Gestão da Informação / 2.9.3 Cadastro de Séries/Turmas com pesquisa e inclusão.

É possível cadastrar disciplinas e turmas com pesquisa e inclusão, conforme descrito no artigo sobre gerenciamento de unidades e gestão da informação. Contudo o cadastro de séries não ficou evidenciado. 

Para cadastrar séries/turmas com pesquisas e inclusão, acesse a tela de “Turmas” e siga as instruções detalhadas no artigo explicativo: Turmas – Como cadastrar uma nova Turma?

O cadastro das séries pode ser realizado dentro da turma, conforme demonstrado na imagem abaixo:

j) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.13.2:

2.13 Unidades Escolares e Setores / 2.13.2 Inserção e Consulto de dados de Atos Legais.

“Embora o link demonstre a possibilidade de criação de formulários, não foi demonstrado um cenário compatível com o descrito no requisito.

Resposta Quality: Para este item nós qualificamos como “Não” na planilha que foi enviada, por entendermos que atendemos apenas parcialmente. Podem considerar que não atendemos o item para fins de pontuação.

k) Anexo 2-B, item 2.16.1:

2.16 Alimentação Escolar 2.16.1 Cadastro e busca de Produtos e Cardápios com informações detalhadas.

“Embora o link demonstre a possibilidade de controle de estoque, não foram demonstradas a vinculação com cardápio.”

Link para o Artigo Detalhado: 2.16.1 Cadastro e busca de Produtos e Cardápios com informações detalhadas.

l) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.17.2:

2.17 Transporte Escolar / 2.17.2 Aceite da requisição pela unidade escolar, incluindo o aluno na rota e frota necessária.

Há uma tabela de requerimento e o status, mas não foi demonstrado o cenário de um requerimento aceito conforme informado no requisito.

Documentação sobre a criação de requerimentos: CRM – Requerimentos

Através da tela de requerimentos é possível visualizar o aceite da requisição pela unidade escolar, incluindo o aluno na rota e frota necessária, segue imagem representativa:

m) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.17.3:

2.17 Transporte Escolar / 2.17.3 Recusa da requisição com justificativa.

“Há uma tabela de requerimento e o status. Demonstrar o cenário de um requerimento aceito conforme informado no requisito. 

Documentação sobre a criação de requerimentos: CRM – Requerimentos

Através da tela de requerimentos é possível visualizar a recusa da da requisição pela unidade escolar com justificativa, segue imagem representativa:

Artigo sobre a criação de requerimentos: CRM – Requerimentos

n) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.17.8:

2.17 Transporte Escolar / 2.17.8 Emissão de carteirinhas para identificação de alunos no transporte, registrando entrada e saída.

O link não demonstrou o que o requisito solicitou.

Podemos realizar a emissão de carteirinha para identificação de alunos no transporte escolar acessando a tela de documentos do aluno, conforme detalhado nos artigos explicativos: 
Sobre a Tela de Alunos – Documentos
Como Adicionar Um Modelo De Carteirinha?

Emissão de Carteirinha na tela Documentos:

A aba de Documentos irá listar todos os modelos que possam ser de uso exclusivo do aluno, como Carteirinhas, Boletins, Históricos Escolares, entre outros. E a partir desses modelos, é possível baixar ou visualizar um arquivo gerado a partir dos dados do aluno, realizando a substituição de tags conforme necessário.

o) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.17.9:

2.17 Transporte Escolar – 2.17.9 Cadastro de motoristas com vencimentos de cursos e validade da carteira de habilitação.

O link não demonstrou o que o requisito solicitou.

Podemos inserir os dados cadastrais de motoristas com informações detalhadas sobre o vencimento dos cursos realizados e da carteira de habilitação acessando a aba “Colaboradores”, conforme imagem demonstrativa e detalhamento no artigo explicativo:
Como Cadastrar E Gerenciar Os Colaboradores Da Escola?

p) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.17.10: 

2.17 Transporte Escolar / 2.17.10 Emissão de relatório de quantidade de alunos matriculados por rota, escola, etapa de ensino e tipo de área (urbana/rural).

“O link não demonstrou o que o requisito solicitou.

Podemos realizar a emissão de relatório de quantidade de alunos matriculados por rota, escola, etapa de ensino e tipo de área (urbana/rural). Segue imagem com detalhes do relatório:

Os relatórios emitidos podem ser exportados para Excel/PDF:

q) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 3.6:

3. Requisitos de segurança / 3.6 O acesso dos usuários ao serviço Web devem estar protegidos por meio de canal seguro (TLS1.2 e superiores) e uso de certificado reconhecido como de confiança pelos navegadores compatíveis.

Novo Artigo com evidências: q) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 3.6: – Treinamento – Sistema Quality