a) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.1.7 :
2.1 Acesso / 2.1.7 O sistema deve ocultar a visualização de ícones para usuários que tenham sido bloqueados no módulo da unidade escolar, garantindo que as restrições de acesso sejam efetivamente aplicadas.
“A evidência não mostra as opções de bloqueio de usuários. Apenas controle de perfis (inclusão, alteração e exclusão).“
Você pode gerenciar as permissões e direitos de acesso na tela “Permissões de Acesso”, seguindo as instruções do artigo explicativo: Geral – Como gerenciar os Perfis de acesso do sistema?.
Cada uma das permissões de acesso define regras que permitem acessar funcionalidades, habilitar / desabilitar botões de ação, menus do sistema e acesso a telas. Também existem permissões para permitir somente leitura em funcionalidades ou leitura/escrita nas funcionalidades.
Permissões para Bloqueio de Acessos: permissões que ocultam ícones, bloqueio de menus e ícones de ações que restringem o acesso aos módulos.
Buscando pela palavra chave “Acessar”, o sistema irá apresentar as permissões que realizam o bloqueio de acesso a telas, abas, funcionalidades, filtros, ícones e botões, conforme evidenciado na imagem abaixo:
Exemplo de permissões de bloqueio de ícones e bloqueio de menus / ações disponíveis:
b) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.2.5:
2.2 Perfil do Professor / 2.2.5 Deve permitir o envio de e-mails para pais ou responsáveis notificando-os sobre a falta de frequência do aluno.
“No documento referenciado não fica evidente a possibilidade de envio de e-mail. A comunicação é feita via app, ou sistema quality. Favor esclarecer a questão do envio de e-mails para os responsáveis.“
O professor pode fazer o envio de e-mails para os pais e responsáveis através do Aplicativo/Portal do Professor, acessando a tela de comunicação conforme demonstrado nas imagens abaixo:
Referência adicional: CRM -> Módulo de Conversas explicando mais detalhes sobre as conversas no Sistema Quality (conversas podem ser via chat, e-mail, SMS) : Chat – Módulo de Conversas – Treinamento
c) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.4.10:
2.4 Quadro Escolar / 2.4.10 Permitir correções na projeção pela unidade escolar e reenvio para validação antes da criação automática das turmas.
“Não foi possível identificar o cenário de um fluxo para verificação e validação das informações. “
Resposta Quality: Para este item nós qualificamos como “Não” na planilha que foi enviada, por entendermos que atendemos apenas parcialmente. Podem considerar que não atendemos o item para fins de pontuação.
d) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.5.8:
2.5 Cadastro do Aluno / 2.5.8 Gestão de múltiplas matrículas em atividades complementares com proteção de dados sigilosos dos alunos.
“O sistema permite a gestão de múltiplas matrículas em atividades complementares, mas não fica evidente a proteção dos dados dos alunos.“
Novo Artigo com evidências: d) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.5.8:
e) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.5.9:
2.5 Cadastro do Aluno / 2.5.9 Registro detalhado da família e do uniforme escolar para acompanhamento abrangente do aluno.
“O sistema permite adicionar dados detalhados dos familiares dos alunos na aba “Responsáveis” do cadastro do aluno, porém a questão do uniforme não fica evidente.“
É possível adicionar os dados detalhados dos familiares dos alunos, acessando a aba de “Responsáveis” no cadastro do aluno, conforme artigo explicativo: Alunos – Como cadastrar um Responsável pelo aluno?
Você pode adicionar e visualizar o detalhamento dos uniformes escolares do aluno acessando a tela de “Alunos”, conforme demonstrado na Gif abaixo:
f) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.6.3:
2.6 Coleta de Turmas / 2.6.3 Exibir todas as séries/anos coletadas na tela principal, conforme as dependências habilitadas.
“A evidência mostra a funcionalidade que permite criação/administração de turmas e disciplinas. Clarificar a questão das séries.“
Você pode gerenciar as séries/anos acessando a tela de “Turmas”, de acordo com o artigo explicativo: Turmas – Como cadastrar uma nova Turma?
Você pode visualizar a exibição das séries/anos das turmas coletadas, conforme as dependências habilitadas na tela de “Turmas”, conforme demonstrado na imagem abaixo:
g) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.6.5
2.6 Coleta de Turmas / 2.6.5 Apresentar informações essenciais sobre as turmas, como dependência, série/ano, período de atendimento, identificação da turma, datas de início e fim, número de identificação e duração do curso.
“Mesmo caso do item 2.6.4 . A evidência mostra a funcionalidade que permite criação/administração de turmas e disciplinas. Clarificar a questão das séries.”
Você pode consultar as informações essenciais sobre as turmas acessando a tela “Turmas”, conforme imagem abaixo e detalhamento no artigo explicativo : Turmas – Como cadastrar uma nova Turma?
h) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.8.9b:
2.8b Gestão de Servidores Efetivos e Temporários / 2.8.9b Cadastro de tipos de faltas com limites mensais.
“Embora a função apresentada esteja relacionada aos alunos e não aos funcionários, considera-se que esta funcionalidade pode ser aproveitada para ambos os atores.“
Para gerenciar os tipos de faltas no sistema, vá até a aba “Calendário” e siga as instruções detalhadas no artigo: Agenda – Como gerenciar meus status dos alunos na chamada das aulas?
A função de faltas pode ser gerenciada pelo sistema para alunos e servidores.
Exemplo de Registro de Falta de Servidor:
Limites Mensais de Faltas / Tipos de Falta
i) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.9.3:
2.9 Gerenciamento de Unidades e Gestão da Informação / 2.9.3 Cadastro de Séries/Turmas com pesquisa e inclusão.
“É possível cadastrar disciplinas e turmas com pesquisa e inclusão, conforme descrito no artigo sobre gerenciamento de unidades e gestão da informação. Contudo o cadastro de séries não ficou evidenciado. “
Para cadastrar séries/turmas com pesquisas e inclusão, acesse a tela de “Turmas” e siga as instruções detalhadas no artigo explicativo: Turmas – Como cadastrar uma nova Turma?
O cadastro das séries pode ser realizado dentro da turma, conforme demonstrado na imagem abaixo:
j) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.13.2:
2.13 Unidades Escolares e Setores / 2.13.2 Inserção e Consulto de dados de Atos Legais.
“Embora o link demonstre a possibilidade de criação de formulários, não foi demonstrado um cenário compatível com o descrito no requisito.“
Resposta Quality: Para este item nós qualificamos como “Não” na planilha que foi enviada, por entendermos que atendemos apenas parcialmente. Podem considerar que não atendemos o item para fins de pontuação.
k) Anexo 2-B, item 2.16.1:
2.16 Alimentação Escolar 2.16.1 Cadastro e busca de Produtos e Cardápios com informações detalhadas.
“Embora o link demonstre a possibilidade de controle de estoque, não foram demonstradas a vinculação com cardápio.”
Link para o Artigo Detalhado: 2.16.1 Cadastro e busca de Produtos e Cardápios com informações detalhadas.
l) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.17.2:
2.17 Transporte Escolar / 2.17.2 Aceite da requisição pela unidade escolar, incluindo o aluno na rota e frota necessária.
“Há uma tabela de requerimento e o status, mas não foi demonstrado o cenário de um requerimento aceito conforme informado no requisito.“
Documentação sobre a criação de requerimentos: CRM – Requerimentos
Através da tela de requerimentos é possível visualizar o aceite da requisição pela unidade escolar, incluindo o aluno na rota e frota necessária, segue imagem representativa:
m) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.17.3:
2.17 Transporte Escolar / 2.17.3 Recusa da requisição com justificativa.
“Há uma tabela de requerimento e o status. Demonstrar o cenário de um requerimento aceito conforme informado no requisito. “
Documentação sobre a criação de requerimentos: CRM – Requerimentos
Através da tela de requerimentos é possível visualizar a recusa da da requisição pela unidade escolar com justificativa, segue imagem representativa:
Artigo sobre a criação de requerimentos: CRM – Requerimentos
n) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.17.8:
2.17 Transporte Escolar / 2.17.8 Emissão de carteirinhas para identificação de alunos no transporte, registrando entrada e saída.
“O link não demonstrou o que o requisito solicitou.“
Podemos realizar a emissão de carteirinha para identificação de alunos no transporte escolar acessando a tela de documentos do aluno, conforme detalhado nos artigos explicativos:
Sobre a Tela de Alunos – Documentos
Como Adicionar Um Modelo De Carteirinha?
Emissão de Carteirinha na tela Documentos:
A aba de Documentos irá listar todos os modelos que possam ser de uso exclusivo do aluno, como Carteirinhas, Boletins, Históricos Escolares, entre outros. E a partir desses modelos, é possível baixar ou visualizar um arquivo gerado a partir dos dados do aluno, realizando a substituição de tags conforme necessário.
o) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.17.9:
2.17 Transporte Escolar – 2.17.9 Cadastro de motoristas com vencimentos de cursos e validade da carteira de habilitação.
“O link não demonstrou o que o requisito solicitou.“
Podemos inserir os dados cadastrais de motoristas com informações detalhadas sobre o vencimento dos cursos realizados e da carteira de habilitação acessando a aba “Colaboradores”, conforme imagem demonstrativa e detalhamento no artigo explicativo:
Como Cadastrar E Gerenciar Os Colaboradores Da Escola?
p) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 2.17.10:
2.17 Transporte Escolar / 2.17.10 Emissão de relatório de quantidade de alunos matriculados por rota, escola, etapa de ensino e tipo de área (urbana/rural).
“O link não demonstrou o que o requisito solicitou.“
Podemos realizar a emissão de relatório de quantidade de alunos matriculados por rota, escola, etapa de ensino e tipo de área (urbana/rural). Segue imagem com detalhes do relatório:
Os relatórios emitidos podem ser exportados para Excel/PDF:
q) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 3.6:
3. Requisitos de segurança / 3.6 O acesso dos usuários ao serviço Web devem estar protegidos por meio de canal seguro (TLS1.2 e superiores) e uso de certificado reconhecido como de confiança pelos navegadores compatíveis.
Novo Artigo com evidências: q) Anexo 2-B (planilha de qualificação técnica), item 3.6: – Treinamento – Sistema Quality