🔹 Por padrão, a presença ou ausência dos alunos nas aulas é marcada exclusivamente pelo professor durante a realização da chamada. É possível, porém, que um aluno informe com antecedência que não estará presente em uma aula determinada. Assim, este aluno já terá a falta contabilizada quando o professor realizar a chamada. Para saber mais sobre o funcionamento desta funcionalidade, acompanhe os passos a seguir:
Liberando o uso da funcionalidade
🔹 O primeiro passo é confirmar se a função de informe de ausência está liberada para sua escola. Para isso, acesse a tela do Calendário a partir do menu principal. Em seguida, clique no botão de engrenagem, no canto superior direito da tela, e então clique na opção “Configurações de Aula e Chamada“.
Será exibida uma nova tela com as configurações disponíveis no sistema. A que estamos procurando é a “Permitir que Alunos informem ausência em aulas agendadas?“. Basta clicar na chave e o informe de ausência estará habilitado para todos os alunos da escola.
Configurando um status padrão para ausência informada pelo aluno
🔹 O próximo passo é verificar os status do aluno na chamada configurados para a escola e se certificar de que um deles esteja marcado como padrão para ausência informada. Para isso, acesse a lista de status através da tela de Calendário. Clique no botão de engrenagem no canto superior direito da tela e então na opção “Status do Aluno na Chamada“.
A partir da lista de status que será exibida, cadastre um novo status ou escolha um já registrado para edição. Localize a opção “É Padrão para Informe de Ausência feita pelo Aluno?” e marque-a como sim. Clique em Salvar para registrar a alteração.
❗ IMPORTANTE: É permitido apenas um status ativo que tenha essa opção configurada. Nota-se também que este é um passo essencial, pois não será possível que o aluno informe ausência sem haver um status padrão.
Informando ausência em uma aula
🔹 Para que o aluno informe sua ausência em uma aula agendada, ele deve primeiro acessar a tela de detalhes dessa aula. Isso pode ser feito através da lista de aulas ou até mesmo pela página inicial do Portal do Aluno. No fundo da tela, haverá o botão para Informar Ausência na aula. Após clicar nesse botão e confirmar a ação, a ausência do aluno será confirmada e notificada ao criador da aula.
Aviso de e-mail
🔹 O sistema oferece uma configuração adicional para que o usuário criador de uma aula seja notificado por e-mail sempre que um aluno informar ausência em uma aula. Para liberar essa funcionalidade, acesse novamente a tela de Configurações de Aula e Chamada, como realizado anteriormente. Em seguida, localize e clique na chave para a opção “Enviar e-mail para notificar ausência informada por Alunos?“.
❗ IMPORTANTE: Nota-se que o e-mail de aviso será enviado apenas para o usuário criador da conversa, podendo este ser ou não o professor.