Aulas – Como configurar um lembrete automático para os alunos?

🔹 O lembrete de aulas é uma das funcionalidades do calendário do Sistema Quality, que permite que os alunos de uma aula recebam uma notificação (seja no aplicativo ou no Portal do Aluno), avisando-os de que uma aula está próxima. É possível inclusive configurar o tempo de antecedência no qual este lembrete será enviado aos alunos. Para saber mais sobre essa funcionalidade, acompanhe os passos a seguir.

Configurando o uso da funcionalidade

🔹 O primeiro passo é confirmar se a função de lembrete de aula está liberada para sua escola. Para isso, acesse a tela do Calendário a partir do menu principal. Em seguida, clique no botão de engrenagem, no canto superior direito da tela, e então clique na opção “Configurações de Aula e Chamada“.

Será exibida uma nova tela com as configurações disponíveis no sistema. A que estamos procurando é a “Permitir o envio automático de lembrete de aulas para alunos?“. Basta clicar na chave e o envio de lembretes por aulas estará habilitado para usa escola.

Tempo de Antecedência para Lembretes de Aulas

🔹 Para que as notificações de aulas sejam enviadas, primeiro é necessário configurar um tempo de antecedência de aviso para estas aulas. Ou seja, é necessário informar quantos minutos, horas ou dias antes da aula o lembrete será enviado. O Sistema Quality oferece duas possibilidades para se fazer essa configuração:

Configuração de tempo para todas as aulas

✔ A primeira opção é configurar um tempo de antecedência padrão, que será aplicado para todas as a aulas cadastradas no calendário. Esse tempo pode ser definido também na tela de Configurações de Aula e Chamada, e será exibida apenas caso a função de lembrete esteja habilitada. Basta selecionar a quantidade de tempo e também se será em minutos, horas ou dias, e então clique em Salvar.

IMPORTANTE: Esta configuração fará com que notificações sejam enviadas para toda e qualquer aula cadastrada no sistema. Caso isso não seja o desejado, não configure um tempo padrão para escola, ou utilize o botão “Remover” para desabilitar esse tempo padrão. Para habilitar um lembrete apenas para certas aulas, siga a próxima configuração:

Configuração de tempo para aulas exclusivas

✔ Além da configuração padrão, é possível configurar também um tempo de antecedência para todas as aulas dentro de uma única recorrência, ou até mesmo para aulas únicas e em separado.

✔ Para isso, clique em uma aula a partir do calendário para abrir a tela de edição de dados desta aula. Note que no fim da tela, será apresentada uma seção em que será possível definir o tempo de antecedência para o envio do lembrete da aula em edição. Basta selecionar a quantidade de tempo e também se será em minutos, horas ou dias, e então clique em Salvar para atualizar a aula.

✔ Assim como as demais configurações de uma aula, essa mudança poderá ser aplicada a apenas uma aula, todas as aulas seguintes, ou todas as aulas da recorrência completa.

IMPORTANTE: Vale mencionar que, uma vez passada a data da aula, não serão mais enviadas notificações para essas aulas.

Utilizando as duas configurações em conjunto

✔ Caso necessário, o sistema permite que sejam usados ambos os tipos de configuração para tempo de antecedência de aviso. Ou seja, é possível definir um tempo padrão de aviso para as demais aulas do calendário, e também definir um tempo diferente para certas aulas. Para esses casos, o sistema dará prioridade à configuração exclusiva por aulas, e após isso para as demais aulas.

Exemplo: A escola pode configurar um tempo padrão de 4 horas de antecedência para notificar os alunos de aulas próximas. Mas também pode configurar um conjunto de aulas específicas para que tenham o tempo de aviso de 2 horas de antecedência. Neste caso, este conjunto exclusivo de aulas terá a notificação enviada 2 horas antes, enquanto as demais continuarão enviando os lembretes com 4 horas de antecedência.


Notificações automáticas aos Alunos

🔹 Uma vez feitas as configurações acima, não é necessário mais nenhuma configuração para que os alunos sejam notificados de aulas futuras. O processo de notificação é executado automaticamente pelo Sistema Quality, que irá verificar as aulas com base no tempo de antecedência padrão da escola, e também por aulas que tenham tempo de antecedência customizado.

✔ A notificação poderá ser visualizada pelo aluno a qualquer momento enquanto navega pelo Portal do Aluno. E caso o aluno esteja utilizando o aplicativo do Sistema Quality, ele receberá uma notificação por push, que pode ser visualizada mesmo com o aplicativo fechado. Nota-se que, para ambos os casos, a notificação só será recebida caso o aluno esteja com um login ativo.

Exemplo de acesso à notificação de uma aula pelo Portal do Aluno

✔ O processo irá enviar notificações para todos os alunos registrados como participantes da aula. As notificações para uma aula só serão enviadas uma única vez. Ou seja, uma vez que as notificações para os alunos de uma aula forem enviadas, esta aula não será mais considerada no processo.


🔗 Artigos Relacionados

Agenda – Como realizar o agendamento de Aulas?