Aulas – Como registrar presença de Alunos por Assinatura Eletrônica

🔹 Por padrão, as chamadas de Aulas no Sistema Quality são feitas através de um processo manual no App ou no Portal do Aluno, realizado por um professor ou outro usuário que esteja habilitado. Como medida adicional, o Sistema Quality também permite que a presença de alunos seja registrada através de uma assinatura eletrônica. Para saber mais sobre essa funcionalidade, acompanhe os passos a seguir:

O que é Assinatura Eletrônica?

✔ Esse é um método pelo qual o aluno registra a própria presença em uma aula, sem que haja a necessidade do professor manualmente marcar o status de presença desse aluno. O aluno irá informar sua senha de acesso ao sistema e, assim, confirmar presença na aula definida. Nota-se que isso é um processo que ainda deve ser feito através do acesso de um usuário que tenha permissão para realizar chamadas. Por exemplo, o professor responsável abre a tela de chamada de uma aula, e cada aluno pode informar a senha por essa mesma tela, assim confirmando a presença na aula.

Configurando o uso de Assinatura Eletrônica em chamadas

✔ Para liberar o uso de assinatura eletrônica em chamadas, é preciso acessar a tela de Permissões de Acesso no sistema administrativo, e buscar o registro “Permissão para fazer chamada por Assinatura Eletrônica”. Em seguida, basta liberar a permissão para os perfis que terão acesso à funcionalidade.

Registrando presença por Assinatura Eletrônica

✔ Uma vez feita a configuração, o usuário responsável pela chamada – um professor, por exemplo – deve acessar a tela de chamada através dos detalhes da aula no App ou Portal do Aluno. Em seguida, deve clicar no nome de algum aluno dentro da lista para abrir os detalhes do registro desse aluno na chamada.

Nota-se que haverá um botão “Registrar Presença via Assinatura Eletrônica“. Ao clicar nele, será exibido um campo de texto em que o aluno deverá informar a própria senha de acesso ao sistema. Após isso, basta clicar em “Enviar” e a presença do aluno será confirmada automaticamente.

✔ Nota-se que, com isso, o nome do aluno na lista de chamada estará indicado como “Confirmado por Assinatura Eletrônica”, junto com o horário em que a presença foi confirmada. Esse processo deverá ser realizado para cada aluno que for confirmar presença por assinatura eletrônica, devendo cada um informar sua senha. A chamada poderá ser finalizada normalmente mesmo no caso de haver alunos sem presença confirmada.

IMPORTANTE: Nota-se que é possível alterar o status de presença do aluno mesmo após confirmação por assinatura eletrônica. Porém, isso irá remover o registro de presença como Confirmado por Assinatura Eletrônica.


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