Planos de Aula – Acompanhando progresso de visualização

🔹 Além de permitir que alunos tenham acesso simplificado a vídeos, arquivos e outros tipos de conteúdo, os Planos de Aula do Sistema Quality também permitem que os alunos possam manter um registro dos conteúdos que foram visualizados ou não. Para conhecer melhor essa funcionalidade, acompanhe os passos a seguir:

Visualizando o Progresso de visualização

✔ Ao abrir a tela de conteúdos de qualquer Plano de Aula, o aluno encontrará, fixo na parte inferior da tela, um indicador de progresso. Este será representado por uma barra que será preenchida à medida que o conteúdo for visualizado, e também pela porcentagem de conclusão.

✔ Assim que o aluno abrir qualquer conteúdo do Plano de Aula, o registro do progresso será feito automaticamente após alguns segundos. Ou seja, o progresso não é registrado de forma instantânea.

Atualização de Progresso Manual

✔ Por padrão, cada conteúdo de um Plano de Aula é marcado como visualizado automaticamente. Porém, caso desejado, é possível configurar o sistema para que seja necessário uma interação manual por parte do aluno para confirmar que um conteúdo foi visualizado.

✔ Essa configuração é feita através da tela principal de Planos de Aula. Clique no ícone de botão com o ícone de engrenagem para abrir a tela de configurações de Plano de Aula. Em seguida, certifique-se de que a opção “Registrar progresso de visualização dos planos automaticamente?” esteja desmarcada.

IMPORTANTE: Seu usuário deve ter liberada ter a Permissão para acessar as Configurações de Planos de Aula para realizar essa configuração. Isso pode ser verificada na tela de Permissões de Acesso do sistema administrativo.

✔ Após isso, ao acessar o conteúdo de um Plano de Aula, os alunos terão acesso a um botão que os permitirá marcar o conteúdo como visualizado. Basta clicar nesse botão e o progresso será atualizado.

Desmarcando Conteúdo Já Visualizados

✔ Caso seja necessário, o aluno também tem a possibilidade de alterar o registro de um conteúdo para que não esteja mais marcado como visualizado. Para isso, é necessário acessar as Configurações de Plano de Aula e marcar a opção “Permitir que Alunos marquem conteúdos como Não Visualizados?“.

✔ Após isso, ao acessar um conteúdo já visualizado, os alunos terão acesso a um botão que os permitirá alterar esse registro e marcar o conteúdo como não visualizado.

Remoção de planos e conteúdos, com conteúdos visualizados

✔ Ao remover planos de aulas ou conteúdos, em que os conteúdos forma marcados como visualizados, o sistema exibirá uma mensagem de erro para cada caso:

Remoção de planos de aulas
Remoção de conteúdo de um plano de aula

✔ É possível remover esses planos e conteúdos em que foi marcado como visualizado os conteúdos, para isso, habilite a permissão de acesso Permissão para remover Planos de Aulas com conteúdos visualizados pelos Alunos

🔗 Artigos Relacionados

Planos de Aula – Como utilizar para o perfil Administrador, Secretaria e Professor?