Matrícula Online – Como configurar campos personalizados por Turma

🔸 O Sistema Quality oferece a possibilidade de criar Questionários – ou campos personalizados – destinados à tela de Matrícula Online. Por padrão, esses campos serão exibidos para a matrícula em todas as Turmas cadastradas no sistema. Porém, caso seja necessário, é possível criar campos que sejam exclusivos para uma ou mais Turmas em particular. Siga os passos a seguir para aprender como configurar os Questionários para Matrícula em Turmas específicas.

Configurando um Questionário para uma Turma

✔ Acesse a tela de Questionários e Campos Personalizados a partir do menu principal. Clique no botão Novo Questionário e informe o tipo do Questionário como “Matrícula (Turma)“.

✔ Ao selecionar esse tipo, note que será exibido um novo campo em que se pode selecionar uma ou mais Turmas. Essa seleção definirá quais as Turmas que exibirão as Perguntas do Questionário em suas respectivas telas de Matrícula Online.

✔ Após salvar o Questionário, basta configurar as Perguntas do modo padrão, e assim os campos serão exibidos na tela de Matrícula Online.

Exemplo de Questionário configurado com perguntas
Tela de Matrícula para a Turma selecionada, carregando os campos do novo Questionário

Importante: Nota-se que, na tela de Matrícula Online sempre serão carregados os Questionários do tipo “Matrícula (Geral)“, independente da Turma ou Plano de Pagamento. Os Questionários do tipo “Matrícula (Turma)” serão carregados para qualquer Plano de Pagamento relacionado às Turmas selecionadas no cadastro. Ou seja, serão carregados os campos personalizados de ambos os tipos de Questionário.

Visualizando os Questionários por Turma

✔ É possível visualizar quais Questionários estão ligados a uma Turma através da aba de Planos de Pagamento. Acesse a tela de edição de uma Turma, selecione a aba Planos de Pagamento e então clique no botão de engrenagem. Em seguida, clique em “Questionários para Matrícula na Turma”. A tela de Questionários será aberta uma nova aba, trazendo uma nova opção de filtro por Turma, e listando os Questionários que estiverem relacionados a essa Turma.

✔ A partir desse filtro, é possível selecionar uma Turma e carregar a lista de Questionários do tipo “Matrícula (Turma)” que estão ligados à Turma.

✔ Caso seja necessário, é possível usar desse caminho para criar um novo Questionário exclusivo para a Turma selecionada. Ou também alterar o filtro para localizar um Questionário existente e então relaciona-lo a uma nova Turma.

Exemplo de atualização de um Questionário para um incluir uma nova Turma