Como funciona a opção de emissão automática de notas fiscais de serviço (NFS-e) na baixa de parcelas?

✔ Para habilitar a emissão de nota fiscal de serviço automática na baixa de um parcela:

  • Acesse o menu Notas fiscais (Financeiro>Notas fiscais), clicando no botão de configurações ⚙.
  • Selecione a opção ‘Sim’ nas opções do campo Gerar a Nota Fiscal de Serviço(NFS-e) ao realizar a baixa da parcela?
  • Defina os valores padrões para emissão de notas fiscais, esses campos serão obrigatórios para emissão automática.

🔗 Veja mais informações em: Parâmetros padrões para emissão de notas fiscais de serviço (NFS-e).

Emissão automática de notas fiscais

🔸 Ao habilitar a emissão automática de notas fiscais, ela irá ocorrer em 3 momentos:

Edição de uma parcela como paga:

✔ Ao marcar uma parcela como paga, será exibida a opção Gerar a Nota Fiscal de Serviço(NFS-e) ao realizar a baixa da parcela?, marque a a opção e salve a parcela para nota fiscal ser gerada :

Pagamento rápido de uma parcela:

✔ Ao clicar sobre o botão, Pendente na coluna status na lista de parcelas, será realizado a baixa da parcela por pagamento rápido. Caso habilitado a opção de emissão de notas fiscais automáticas na baixa, será exibido uma mensagem de confirmação, para gerar a nota fiscal, marque a opção Gerar a Nota Fiscal de Serviço(NFS-e) ao realizar a baixa da parcela?, e clique em Confirmar.

Baixas automáticas de faturas IUGU:

✔ Para as baixas automáticas realizadas em parcelas com faturas IUGU geradas, caso habilitado a opção de emissão de notas fiscais automáticas na baixa, será gerado uma nota fiscal automaticamente.

Importante: Caso a opção Gerar a Nota Fiscal de Serviço(NFS-e) ao realizar a baixa da parcela? não seja marcada ao editar uma parcela ou na confirmação da baixa por pagamento rápido, a nota fiscal não será gerada.
Importante: A opção Gerar a Nota Fiscal de Serviço(NFS-e) ao realizar a baixa da parcela?, somente será exibida na baixa de parcelas, parcelas Pendentes marcadas como Pagas.

Erros na emissão de notas fiscais

✔ Caso ocorra algum erro na emissão automática de alguma nota, essa nota será criada com o statusErro na criação‘, e com o registro do erro que ocorreu, podendo ser um erro nas configurações ou nos dados da escola ou tomador:

Ao consultar a nota será exibido a mensagem de erro

✔ Na lista de parcelas do financeiro, na opção Modificar Tabela, habilite a visualização dos campos de notas fiscais, para facilitar a conferencia das parcelas com notas fiscais que foram emitidas ou tiveram algum erro: