🔸 Para gerenciar os diferentes tipos de turma que estarão disponíveis no sistema, acesse inicialmente a tela de turmas através da seção Pedagógico no menu principal. Em seguida, clique no botão de opções adicionais, no canto superior direito, e escolha “Gerenciar Tipos de Turma“.
❗ Importante: Para acessar essa opção, é necessário ter habilitada em seu perfil a Permissão para acessar o gerenciamento de Tipos de Turma.
Cadastro de um novo Tipo
✔ Para inserir um novo Tipo de Turma, clique no botão “Adicionar Tipo de Turma” para abrir um formulário simples com dados do novo tipo. Basta informar o nome e, caso desejado, a descrição do novo tipo, e clicar em Salvar. A lista de Tipos de Turma será atualizada automaticamente com o novo tipo registrado.
Edição de um Tipo
✔ Ao clicar em uma linha da tabela de Tipos de Turma, o formulário de cadastro será exibido, já preenchido com os dados do Tipo selecionado. Altere as informações como desejar, e então clique em Salvar para atualizar o Tipo de Turma.
Remoção de um Tipo
✔ Para remover um Tipo de Turma cadastrado, basta clicar no ícone de lixeira abaixo da coluna “Ações”. Após uma confirmação, o Tipo será excluído do sistema.
❗ Importante: Caso do Tipo de Turma esteja sendo utilizado por uma Turma no sistema, a remoção não será permitida. Para esses casos, será necessário alterar o Tipo de quaisquer Turmas que estejam usando o Tipo para apenas então realizar a remoção.