Financeiro – Gráfico de Receitas e Despesas

🔸 A partir da tela do Financeiro geral do sistema, está disponível um gráfico que apresentará os valores de receitas e despesas registrados no módulo financeiro da escola. Acesse a tela do Financeiro através do menu principal, e aba do gráfico será a primeira a ser exibida.

Importante: Para liberar acesso ao gráfico, é necessário ter habilitada a Permissão para acessar Gráfico no financeiro geral.

Os valores exibidos no gráfico são contagens para todas as parcelas registradas no sistema, independente de aluno, pagador ou outro filtro geral.

🔸 Receitas Previstas: Somatória de parcelas do tipo Receita (Contas a Receber), sem levar em conta se foram pagas ou não.

🔸 Despesas Previstas: Somatória de parcelas do tipo Despesa (Contas a Pagar).

🔸 Receitas Recebidas: Somatória de parcelas do tipo Receita (Contas a Receber), contando apenas as que já foram pagas. Por padrão, serão contadas as parcelas no período estipulado com base em sua Data de Pagamento, mas é possível configurar para que sejam contabilizadas pela Data de Vencimento. Para isso, entre em contato com a equipe de suporte da Quality para requisitar mais informações.

✔ O gráfico pode ser apresentado em duas visões distintas: Anual, em que são exibidas as somatórias de valores para cada mês do ano selecionado; ou Mensal, em que são exibidas as somatórias para cada dia do mês selecionado. Também há várias opções para filtrar

✔ Na visão Anual, é possível escolher o mês e ano de início e término para a contagem dos valores, podendo até mesmo incluir dados de mais de um ano no mesmo gráfico.

✔ Em qualquer uma das visões do gráfico, é possível controlar a exibição de cada uma das 3 colunas disponíveis. Basta clicar no botão da coluna respectiva para incluir ou remove-la do gráfico.

✔ O gráfico também possibilita um filtro por Forma de Pagamento, Categoria/Produto ou Centro de Custo. Pode ser selecionado um ou mais itens para cada opção, e as parcelas usadas na contagem serão filtradas de acordo com as opções selecionadas.

✔ A partir da visão Anual, é possível também acessar a visão Mensal ao clicar em qualquer uma das colunas de um determinado mês.