Como utilizar o Fechamento de Caixa?

🔸 O Fechamento de Caixa é uma ferramenta para você conferir as entradas e saídas financeiras de um determinado período.

✔ Para o controle de Abertura e Fechamento de Caixa, primeiramente é necessário ter um Caixa aberto para o período.
Veja mais informações nesse artigo: 🔗 Como abrir ou fechar um Período de Caixa?

✔ Realize a abertura de um caixa, selecionando o responsável pelo caixa, e clicando em Salvar:

✔ Após o caixa ser aberto, para visualizar o Fechamento de Caixa acesse o menu Financeiro, o Fechamento de Caixa fica disponível na aba Contas a Pagar e Contas a Receber:

✔ Para exibir o Fechamento de Caixa selecione um período caixa nos Filtros do financeiro, o Fechamento de Caixa será exibido ao final da lista de parcelas, podem ser carregados os caixas já fechados também:

✔ Ao abrir o caixa pela primeira vez o Saldo Inicial será sempre zerado, ao realizar os lançamentos financeiros o Fechamento de Caixa irá considerar as Entradas(Contas à Receber), e as Saídas(Contas à Pagar), além das Transações de Caixas(Sangrias, Suprimentos e Transferências).

🔸 Ao realizar um lançamento financeiro, a opção de Período Caixa fica habilitada para as Formas de Pagamento Dinheiro, Cartão de Crédito, Cartão de Débito, Cheque e PIX.

Importante: O lançamento financeiro, somente irá contar no Fechamento de Caixa, se for informado o período caixa no momento da criação/edição do lançamento financeiro.

Importante: Ao editar uma parcela e informar um período caixa no recebimento, a data de pagamento é limitada pela data de abertura do caixa, não permitindo uma data de pagamento antes da data de abertura do caixa:

Importante: O Fechamento de Caixa considera nos saldos somente lançamentos financeiros Pagos, considerando também os juros, multa e desconto aplicados ao valor pago.

✔ Para cada forma de pagamento disponível para o caixa, será exibido o somatório na tabela do Fechamento de Caixa, sendo influenciado esses valores pelas contas a Receber e a Pagar lançadas para o Período Caixa.
Para cada Transação realizada para o caixa, será exibido o somatório na tabela do Fechamento de Caixa.

🔸 O Saldo em Caixa irá considerar em sua soma Todas as Contas a Receber, o Saldo Inicial, caso não seja zerado, as Transferências Recebidas e os Suprimentos(Entrada).
🔸 O Saldo em Caixa irá considerar em sua subtração Todas as Contas a Pagar, as Transferências Enviadas e as Sangrias(Retirada).

✔ Para realizar Transações no Fechamento de caixa, ao selecionar um Período Caixa nos filtros do financeiro, ficará disponível na tela a opção Caixa, nessa opção existem os itens disponíveis para transações no Fechamento de caixa.
✔Na tabela do Fechamento de Caixa essa opção também está disponível para selecionar as opções de transações.

Suprimento(Entrada)

✔ Os suprimentos serão somados ao Saldo em Caixa no Fechamento de Caixa. Selecione a opção Suprimento(Entrada), informe a Conta de Origem e o Valor que o caixa irá receber.

Sangria(Retirada)

✔ As sangrias serão descontadas do Saldo em Caixa no Fechamento de Caixa. Selecione a opção Sangria(Retirada). informe a Conta de Destino e o Valor que será retirado do caixa.

Transferência

✔ As transferências são realizadas entre caixas, no caixa que Enviou a Transferência, será descontado do Saldo em Caixa no Fechamento de Caixa o valor transferido, no caixa que Recebeu a Transferência será somado ao Saldo em Caixa no Fechamento de Caixa o valor recebido. Selecione a opção Transferência, informe o caixa de Destino e o Valor que o caixa irá receber.

Importante: Após o fechamento do caixa, o Saldo em Caixa, será considerado como Saldo Inicial quando o caixa for aberto novamente.

Importante: Após o fechamento do caixa, Não é possível realizar novas transações para o período caixa fechado.

Como adicionar uma nova Conta para Fechamento de Caixa?

✔ Para adicionar uma conta de Fechamento de Caixa, no menu Financeiro acesse o item do menu Caixa e na Aba Contas para Fechamento de Caixa clique na opção Nova Conta para Fechamento de Caixa , informe um Nome e o Tipo da Conta, a conta pode ser do tipo Outro, Caixa associando a um Caixa, ou do tipo Conta Bancária associando a uma conta bancária.

✔ Caso seja habilitada a permissão ‘Permissão para limitar os acessos de operadores do caixa (DESABILITA os filtros do Financeiro Geral)’, o Usuário terá o acesso dos filtros do financeiro geral limitados, exibindo somente o filtro de Períodos caixa, com os períodos associados a ele.

✔ É possível ver o histórico de aberturas e fechamento de caixas pela lista de Caixas, Menu Financeiro>Caixa: