Como funciona o Plano de Pagamento?

🔸 O plano de pagamento é o valor total de uma turma. É um valor que possui um tempo de vigência para uso, por exemplo a data de inicio e fim da turma,  e que será utilizado para os lançamentos financeiros dos alunos da turma em que foi cadastrado.
🔸O valor do plano de pagamentos é utilizado nos lançamentos de parcelas dividindo-se o valor do plano, pelo número da condição de pagamento.

✔ Para criar uma plano de pagamento:

1º Você deve acessar o menu ‘turmas’.

2º Criar uma nova turma ou editar uma turma existente.

3º Selecionar a aba ‘planos de pagamento da turma’ .

4º Clicar no botão ‘+ Novo Plano de Pagamento’.

Criando um novo Plano de Pagamento

🔸 Para cadastrar um novo plano, deve-se acessar a tela de Turmas a partir do menu principal. Escolha a Turma para a qual deseja criar um plano e clique para edita-la. Por fim, acesse a aba “Planos de Pagamento” e clique em “Novo Plano de Pagamento“.

Preencha os dados do formulário de acordo com as necessidades:

  • Data de Início e Fim
  • Valor do Serviço/Disciplina, que pode ser deixado como zero
  • Forma de Recebimento, que pode ser uma Cobrança realizada pela escola, ou através de uma Conta Iugu
  • Observação, um campo opcional

✔ Clique em “Salvar” para cadastrar ou atualizar seu Plano de Pagamento.

Obs.: O plano de pagamento cadastrado será válido somente para a turma em que foi cadastrado e poderá ser utilizado nos lançamento somente durante a data de inicio e fim da vigência do plano.

Categoria e Centro de Custo

É possível definir campos para Categoria e/ou Centro de Custo em um Plano de Pagamento. Caso estejam configurados no plano, esses campos serão registrados em qualquer parcela gerada pelo Plano no momento de uma matrícula ou assinatura feita por um usuário.

Os campos de Categoria e Centro de Custo são opcionais. Caso não sejam informados, as parcelas geradas com esse Plano terão valores padrão, gerados automaticamente pelo sistema.

Para exibir e permitir a edição desses campos no formulário e na tabela de Planos de Pagamento, é necessário ter as permissões devidas liberadas.

Relacionado: