Turmas – Como gerenciar os Tipos de Ensino

🔹 O Tipo de Ensino de uma turma é um campo opcional utilizado na geração do Histórico Escolar. Por padrão, o Sistema Quality oferece um conjunto determinado de tipos de ensinos que podem ser aplicados em qualquer turma cadastrada. Porém, caso seja desejado, o sistema também oferece a possibilidade de se gerenciar os Tipos de Ensino utilizados pela escola, permitindo adicionar, remover ou simplesmente alterar esses tipos para se adequar completamente às necessidades da escola. Para saber mais, acompanhe os passos a seguir:

Como acessar o gerenciamento dos Tipos de Ensino

Para gerenciar os Tipos de Ensino da escola, primeiro acesse a tela de Turmas através do menu Pedagógico no menu principal. Em seguida, clique no botão de engrenagem, localizado no canto superior direito. Escolha a opção “Gerenciar Tipos de Ensino” e uma nova janela irá se abrir com a lista de tipos de ensino já cadastrados.

IMPORTANTE: Para acessar a tela acima, é preciso que seu perfil de usuário tenha liberada a Permissão para gerenciar Tipos de Ensino para Turmas. Isso pode ser configurado através da tela de Permissões de Acesso.

Como cadastrar um novo Tipo de Ensino

Clique no botão Novo Tipo de Ensino para abrir uma nova janela, a qual terá um formulário simples para se preencher com dos dados do tipo de ensino, como o nome ou a etapa (Ensino Fundamental, Médio etc). Nota-se que o nome do novo Tipo de Ensino é obrigatório, enquanto os demais campos são opcionais e não precisam necessariamente ser preenchidos. Uma vez preenchidos os campos, clique em Salvar para finalizar o registro.

Como atualizar um Tipo de Ensino

Para editar os dados de um Tipo de Ensino já cadastrado, basta clicar na tabela, na linha do tipo desejado, e o formulário será carregado com os dados já preenchidos. Faça as alterações nos campos conforme desejado e então clique em Salvar para finalizar a atualização.

Como remover um Tipo de Ensino

✔ A partir da lista de Tipos de Ensino, clique no botão de lixeira, localizado na coluna de Ações. Após uma confirmação simples, o registro do Tipo de Ensino será deletado e removido da lista. Nota-se que este processo não pode ser desfeito.

IMPORTANTE: Não é permitido a remoção de Tipos de Ensino que estejam associados a Turmas. Será necessário atualizar cada turma e remover o tipo associado para que a remoção seja possível.


🔗 Artigos Relacionados

Como utilizar o Histórico Escolar?