Turmas – Como gerenciar Planos de Pagamento de uma Turma

🔸 O módulo de Planos de Pagamento, essencial para utilização da função de Matrícula Online do sistema, pode ser acessado através de uma tela própria. Porém, também é possível realizar o gerenciamento de Planos exclusivos para uma única Turma. Para saber mais, siga os passos a seguir:

Acesso à aba de Planos de Pagamento

✔ Primeiro, acesse a lista de Turmas do sistema, dentro do menu Pedagógico. Em seguida, clique na Turma desejada para abrir os dados para edição. A aba de Planos de Pagamento estará disponível no passo 3, após a aba de Disciplinas. Serão listados todos os Planos de Pagamento que estão ligados à Turma em edição, apresentando as mesmas colunas disponíveis na tela geral de Planos de Pagamento.

IMPORTANTE: Caso a aba Planos de Pagamento não esteja sendo exibida, acesse as Permissões de Acesso e verifique se a Permissão para acessar a tela de Planos de Pagamento está liberada para seu perfil de usuário.

Cadastro de novo Plano de Pagamento

✔ Clique no botão “Novo Plano de Pagamento” para abrir a tela de formulário de um novo Plano com os dados a serem preenchidos. Nota-se que, diferente do cadastro pela tela principal de Planos de Pagamento, não é necessário informar uma Turma junto com os demais dados. Isso porque o Plano cadastrado será ligado exclusivamente à Turma em edição, e mais nenhuma outra.

IMPORTANTE: Caso o botão de Novo Plano de Pagamento não esteja sendo exibido, acesse as Permissões de Acesso e verifique se a Permissão para criar novos Planos de Pagamento está liberada para seu perfil de usuário.

Listando as Turmas do Plano Pagamento

✔ Na tabela de Planos a coluna “Turmas” indica o número de Turmas que estão utilizando o Plano de Pagamento respectivo. Ao clicar no ícone de olho, a linha da tabela irá se expandir, apresentando a lista de com os nomes das Turmas ligadas a esse Plano. E ao clicar sobre o nome de uma dessas Turmas, o sistema irá abrir em uma nova aba a tela de dados dessa Turma.
– Nota-se que apenas a Turma em edição terá esse link desabilitado.

Listando os Links de Matrícula Online

✔ Ao clicar no ícone localizado abaixo da coluna “Link de Matrícula Online / Pagamento”, será aberta uma janela com o link para a tela de Matrícula Online gerado pelo Plano de Pagamento, e exclusivo para a Turma em edição. Basta clicar no ícone de copiar no lado direito de cada link para copiar o link à área de transferência.

Edição de um Plano de Pagamento

✔ Para editar um Plano já cadastrado, basta clicar na linha da tabela referente ao plano. A tela de formulário irá abrir e automaticamente carregar os dados do Plano de Pagamento selecionado. Em seguida, altere os dados que desejar e então clique em Salvar para registrar a atualização.

✔ Caso o Plano de Pagamento esteja ligado a outras Turmas além da Turma em edição, o processo de edição funciona de maneira diferente. Para preservar os dados usados por outras Turmas, será gerado um novo Plano de Pagamento, exclusivo para a Turma em edição e com os dados alterados. A Turma também será desvinculada do Plano original, de modo que ele continuará em uso pelas outras Turmas relacionadas.

IMPORTANTE: Para realizar a edição de Planos, é necessário ter liberada em seu perfil de usuário a Permissão para editar Planos de Pagamento. Caso necessário, acesse a tela de Permissões de Acesso para definir quais perfis podem realizar essa ação.

Remoção de Planos de Pagamento

✔ Para remover Planos de Pagamento, basta clicar no ícone de lixeira, localizado na coluna de Ações da tabela. Caso o Plano esteja ligado a apenas uma Turma, será exibida uma confirmação simples para então realizar a remoção. Caso o Plano de Pagamento esteja ligado a outras Turmas, será requerida uma confirmação por escrito de que a se deve prosseguir com a remoção.

IMPORTANTE: Para realizar a remoção de Planos, é necessário ter liberada em seu perfil de usuário a Permissão para remover Planos de Pagamento. Caso necessário, acesse a tela de Permissões de Acesso para definir quais perfis podem realizar essa ação.

Artigos Relacionados

Planos de Pagamento – Como criar e gerenciar

Como utilizar o módulo de Matrícula Online / Assinaturas / Pagamento (e-commerce)?