Financeiro – Entendendo chargeback e disputas

Quando o consumidor/cliente não reconhece uma compra feita no cartão de crédito, ele tem o poder de contestá-la e pedir o estorno (chargeback) da despesa junto ao emissor do cartão. Quando a integradora de pagamento (Iugu) recebe um chargeback, automaticamente o Sistema Quality é notificado.

O que acontece com a fatura/parcela contestada pelo cliente?

Quando a Iugu recebe a notificação de chargeback o valor da fatura/parcela em questão é bloqueado na conta do cliente. O Sistema Quality por sua vez envia um e-mail de notificação para empresa/escola informando que ela tem a opção de “Iniciar uma disputa” caso não concorde com a contestação do cliente.

Para a disputa de um chargeback recebido Você vai precisar comprovar: (1) a realização da venda (2) a efetiva entrega do
produto e/ou prestação do serviço ao titular do cartão. Por isso guarde sempre os comprovantes de compra, recibos, comprovantes de envio, assinaturas dos seus clientes e todas as interações.

Importante: Após a notificação de chargeback o prazo para iniciar uma disputa é de 4 dias, após essa data o chargeback será acatado e o valor é debitado da conta Iugu do Cliente.


Resumo chargeback
Resumo do processo de chargeback segundo a Iugu:

Como iniciar uma disputa?

Dentro do Sistema Quality você pode acessar Financeiro > Iugu, clique na aba Contestação (Chargeback). É necessário habilitar a permissão de acesso: “Permissão para iniciar uma disputa/contestação através da Iugu“.

Ao acessar o menu Financeiro > Iugu, clique na aba Contestação (Chargeback), você irá encontrar todas as Contestações /Chargeback da sua empresa/escola.

Na tabela algumas informações importante são: Iniciada em (Data em que a Iugu recebeu a notificação de chargeback) e Prazo para Iniciar disputa (Geralmente 4 dias a partir do recebimento da notificação).

Lista de contestações

Para iniciar uma disputa basta clicar em “Contestar“, a seguinte tela será apresentada:

Para Iniciar uma Disputa é necessário enviar até 6 imagens no formato .png que comprovem a compra do cliente, as imagens não devem ultrapassar o tamanho de 6MB.

Os arquivos podem ser:

  • Cadastro do comprador (nome do titular do cartão, nome cadastrado no site, CPF, email, endereço, telefone fixo ou celular)
  • Nota fiscal da compra
  • Pedido da compra (print da página do pedido)
  • Cópia da Política de Devolução e Troca com aceite eletrônico
  • Comprovação de entrega dos Correios e/ou protocolo assinado
  • Carta do verdadeiro comprador reconhecendo a despesa

Se você vencer a disputa, o valor da fatura anteriormente contestada é liberado para saque. Caso contrário, ele é debitado da conta Iugu. Se o saldo for nulo, a conta iugu ficará devedora.