Produtos – Empréstimos e Devoluções

🔸 O Sistema Quality apresenta a possibilidade de gerenciar movimentações de produtos cadastrados no sistema, semelhante a um almoxarifado. O módulo de Empréstimos e Devoluções permite registrar o empréstimo de um produto, feito por um usuário determinado, assim como a data prevista para devolução e a data de devolução propriamente dita.

Esse artigo irá explicar o funcionamento e as configurações necessárias para a utilização do módulo de Empréstimos e Devoluções.

Importante: Para acesso e utilização a esse módulo, é necessário ter liberada em seu perfil de usuário a Permissão para acessar o menu ‘Empréstimos e Devoluções’.

Configurando produtos para Empréstimos

✔ O primeiro passo é configurar os Produtos no sistema que serão liberados para empréstimos. Acesse a tela de Produtos / Categorias e escolha um produto para edição. Certifique-se de que o produto esteja ativo e que a chave “Exibir para Empréstimos e Devoluções?” esteja ligada e salve os dados se necessário.

Importante: Nota-se que a chave “Produto de Estoque?” será acionada automaticamente ao liberar o produto para empréstimos. Isso ocorre pois o gerenciamento de empréstimos está diretamente ligado ao estoque de um produto, como veremos em seguida.

✔ Após liberar o produto para empréstimos, pode ser necessário verificar a situação de estoque desse produto, pois não é possível realizar empréstimo de produtos que estejam sem itens em estoque.

Registrando um novo Empréstimo

✔ A tela de Empréstimos pode ser acessada pelo menu principal ou a partir de um produto na tela de Produtos / Categorias. Após acessar a tela, clique no botão “Registrar Empréstimo” para abrir o formulário e registrar os dados do empréstimo.

Acesso à tela de Empréstimos a partir do menu principal

✔ Selecione o Produto que será emprestado e o usuário que está realizando o empréstimo. Informe também a data e o horário do empréstimo e a data e horário previstos para devolução. O campo “descrição” é opcional. Após preencher o formulário, clique em Salvar para completar o registro de empréstimo.

Registrando uma Devolução

✔ Para registrar a devolução de um empréstimo pendente, clique no ícone abaixo da coluna “Ações”, para abrir o formulário de devolução. Os campos de produto e usuário virão preenchidos com os dados do empréstimo, bastando apenas informar a data e o horário da devolução.

Listagem e Filtro dos Registros de Movimentação

✔ A tela de Empréstimos e Devoluções lista as movimentações de produtos, indicando quais estão pendentes de devolução ou não. Por padrão, serão listadas as movimentações no período de uma semana a partir da data atual. É possível filtrar as movimentações por produto, usuário ou por um período de datas (usa-se a data do empréstimo). Também é possível buscar apenas Empréstimos ou Devoluções, se desejado.

✔ A partir da lista de movimentações, é possível acessar e visualizar os dados do produto e do usuário (caso seja um aluno).

Acesso aos dados de um aluno a partir da tela de empréstimos
Acesso aos dados de um produto a partir da tela de empréstimos

Cards Informativos

Acima da lista de empréstimos e devoluções, constam cartões com informações gerais, como o número de diferentes produtos movimentos e o número de empréstimos pendentes. Essas informações são independentes dos filtros de data e usuário, porém serão alteradas caso seja escolhido um produto específico para o filtro. Nesse caso serão exibidas informação relativas ao estoque do produto selecionado.

Edição de Registros

✔ Caso haja a necessidade de alterar algum registro de empréstimo ou devolução, é necessário em primeiro lugar ter habilitada para seu perfil de usuário a Permissão para editar registros de Empréstimos e Devoluções.

A partir da lista de movimentações de produto, clique na linha que deseje editar e o formulário com os dados da movimentação será exibido em tela, permitindo a alteração das informações desejadas.

Configurações Especiais

✔ O sistema apresenta três configurações distintas para o módulo de Empréstimos e Devoluções. Essas opções podem ser visualizadas e alteradas ao clicar no botão de engrenagem ao lado do botão “Registrar Empréstimo”.

Perfis permitidos

✔ Essa configuração permite definir os perfis de usuário que serão listados como opção para realizar um novo empréstimo. Por padrão, caso não haja nenhum perfil selecionado, serão listados usuários de todos os perfis.

Permissão para mais de um empréstimo pendente

✔ Essa configuração define se é permitido que o mesmo usuário possua vários empréstimos pendentes de devolução. Caso essa opção esteja marcada como “Não”, o sistema não permitirá nenhum novo registros de empréstimo a esse usuário, enquanto o empréstimo continuar pendente.

✔ Essa opção também permite que sejam registrados múltiplos empréstimos de diferentes produtos para o mesmo usuário de uma única vez.

Tempo Padrão para Devolução

✔ Essa configuração permite definir a quantidade de tempo que será usada para calcular a data e horário previstos de devolução ao registrar um novo empréstimo.