Gerenciamento de Faturas IUGU

🔸 A integração do Sistema Quality com a IUGU possibilita um gerenciamento mais rápido e fácil de suas faturas. Nesse artigo vamos apresentar como identificar parcelas que possuem faturas IUGU e também como você deve proceder nos mais diversos casos envolvendo essas parcelas.

Gerando faturas IUGU

🔸 Para gerar uma fatura IUGU, você pode seguir os passos sugeridos para o lançamento de parcelas sugeridas AQUI e adicionar as seguintes informações no momento do lançamento: 

  • Forma de pagamento: Selecione a opção “Fatura Iugu“, para exibir as opções exclusivas para o lançamento de faturas IUGU.
  • Forma de Pagamento da Fatura IUGU: Opção para definir quais métodos para pagamento serão apresentados na tela da Fatura IUGU. As opções permitidas serão definidas com base nas configurações da conta bancária da empresa.

As opções disponibilizadas pelo IUGU são: Boleto Bancário, Cartão de Crédito ou Pix. Também é possível escolher uma combinação entre essas 3 opções.

  • Número Máximo de Parcelamento no IUGU: Opção para definir em até quantos meses será possível parcelar o valor da fatura IUGU. Liberada apenas caso a forma de pagamento inclua Cartão de Crédito. Pode ser de 1 até 12 vezes, com base nas configurações da conta bancária da empresa.

✔ Sempre que houver uma alteração no valor ou no desconto do Lançamento, deve-se escolher novamente a opção para o número máximo de parcelas da fatura IUGU.

IMPORTANTE: O valor mínimo de cada parcela, no parcelamento de faturas de Cartão de Crédito Iugu, é de R$ 5,00. É possível que algumas opções de parcelamento estejam indisponíveis porque o valor da parcela será menor que o valor mínimo.

Opcionalmente, também é possível escolher:

  • Descontos: Sem desconto, ou selecione um valor de desconto até a data de vencimento.
  • Multa: Sem multa (0%), 1% e 2%:
  • Juros Mensal: Pode ser sem juros mensal (0%) ou 1% ao mês.

Finalizadas as alterações, clique em “Salvar e Emitir Boletos“. O sistema irá registrar o lançamento e emitir uma nova Fatura IUGU para cada parcela definida para o lançamento.

Ao clicar no link “Fatura Iugu“, será aberta em uma nova aba a tela com a fatura para ser visualizada, incluindo as opções de pagamento e parcelamento definidas.

Edição de parcelas com Fatura IUGU

🔸 É possível editar os dados de uma parcela mesmo no caso de ela possuir uma fatura IUGU. Nesse caso, dependendo dos valores alterados a fatura dessa parcela será cancelada e então gerada uma nova fatura com base nos novos dados da Parcela.

🔸 Ao abrir uma parcela com fatura IUGU para edição, será possível visualizar os dados relativos à fatura, mesmo que as configurações de conta bancária no momento do lançamento e as configurações atuais sejam diferentes. Porém, para casos como esse, a edição passará por certas limitações.

Por exemplo, considere uma fatura gerada anteriormente com configuração para pagamento por PIX. Em um cenário em que as configurações atuais da conta bancária permitam apenas Boleto ou Cartão de Crédito, será possível visualizar a forma de pagamento escolhida para essa fatura no momento da edição. Porém, não será permitido emitir uma nova fatura usando essas mesma configurações, pois diferem das configurações atuais.

Cancelamento de Faturas IUGU

🔸 Para cancelar uma Fatura IUGU, basta clicar no ícone dentro da coluna de Ações na tabela e escolher a opção “Excluir Parcela“. A fatura será cancelada junto com o processo de remoção da parcela.

O cancelamento de uma fatura também pode ocorrer ao realizar a edição de uma Parcela já existente, no caso em que deve ser gerada uma nova fatura.

Baixa de Faturas IUGU

🔸 Para faturas IUGU, assim que confirmado o pagamento da parcela pelo banco, o sistema também confirmará o pagamento da mesma, não necessitando nenhuma baixa manual. O banco pode demorar de 1 a 2 dias úteis para compensar um pagamento de boleto.