Como exportar arquivos de remessa e importar arquivos de retorno no sistema

Após realizar o lançamentos das parcelas com  os os boletos gerados, para exportar o arquivo de remessa você deve acessar o menu ‘Arquivos de Remessar e Retorno‘ no menu ‘Financeiro‘.

Clique no botão ‘Exportar Arquivo de remessa‘ para gerar o arquivo, e confirme a exportação do arquivo de remessa.

Quando o arquivo é gerado ele irá aparecer na lista de arquivos como ‘Pendente de envio para o banco’, caso precise baixar o arquivo novamente, você pode clicar no botão ‘Remessa‘ na tabela para o arquivo ser baixado.

Após isso acesse o seu Internet Banking do seu respectivo banco e faça o Upload(Subir/Adicionar) do arquivo de remessa que foi gerado no banco (a forma de adicionar arquivo de remessa pode mudar de banco para banco).

Depois de subir o arquivo de remessa no banco, na lista de arquivos, marque o arquivo que acabou de subir ao banco na opção ‘Arquivo enviado ao banco?’.

O arquivo aparecerá como ‘Enviado para o banco‘.

Para o arquivo de Retorno, acesse o seu Internet Banking e faça o Download (Baixar/Importar) do arquivo de Retorno, acesse no sistema a tela de Arquivos de remessa e retorno, e clique no botão ‘Adicionar arquivo de retorno‘.

Na tela que irá aparecer clique em ‘Adicionar‘, selecione o arquivo no seu computador, e clique em ‘Fazer Upload‘.

Será carregado uma lista com as faturas do arquivo de retorno referente as parcelas do sistema. Para realizar a baixa das parcelas no sistema, basta clicar em ‘Confirmar‘ para atualizar as parcelas como paga. 

O arquivo então ficará como ‘Atualizado no sistema‘.
Caso precise visualizar essa relação de parcelas atualizadas em determinado arquivo de retorno basta clicar no botão ‘Retorno‘ na lista de arquivos que essa tabela sera carregada novamente.