Como funciona a Fatura IUGU Parcialmente Paga?

🔸 Quando uma fatura para pagamento via Boleto emitida com multas, juros ou Descontos de pagamento antecipado, é paga em um final de semana, feriado ou tem como data de vencimento uma dessas opções, a compensação pode acontecer posteriormente, devido ao prazo de até 3 dias úteis para compensação pela IUGU.

🔸 Devido essa diferença entre pagamento e vencimento, o valor recebido da compensação é diferente do que o sistema do IUGU considera que deveria receber e aponta a fatura com um status diferente de Pago, colocando a fatura com o status “Parcialmente Paga”.

✔ Como a data de compensação pelo IUGU ocorre em dias úteis, se a fatura vencer ou for paga em um final de semana ou feriado, o IUGU pode identificar que o valor pago é inferior na data de compensação. Isso acontece porque o IUGU considera que juros e multas deveriam ser aplicados nessa data e/ou desconsidera o desconto concedido até a data de vencimento, caso a compensação ocorra após o vencimento em um final de semana ou feriado.

✔ Geralmente não levam 3 dias úteis para compensação, pois a régua de baixas do IUGU funciona da seguinte forma:
– Boletos pagos das 00h00 até 13h29, liquidação ocorre no mesmo dia das 14h30 as 16h00.
– Boletos pagos das 13h30 até 23h59, liquidação ocorre na manhã seguinte das 05h00 as 09h00.
*Liquidação valida apenas em dias úteis.
❗Importante
: Mesmo que o pagamento seja reconhecido no mesmo dia ou no dia seguinte, seguindo a régua de baixas, o IUGU ainda vai incluir o status como “Parcialmente Paga” devido o vencimento ter ocorrido no final de semana/feriado.

O que fazer, quando uma fatura ficar como parcialmente paga?

🔸 O pagamento parcial pode ser considerado como pagamento total, a mesma ainda pode ser paga pelo pagador, afim de completar o valor faltante, mas caso queira atualizar o status da fatura para Paga, solicite a equipe de suporte do Quality, via chat ou e-mail, para realizarem essa alteração.