Biblioteca – Como gerenciar empréstimos e devoluções de livros

🔸 O módulo de Biblioteca do Sistema Quality permite o registro de empréstimos e devoluções de Livros, incluindo dados do locador e das datas de empréstimo e devolução. Esse artigo irá explicar o funcionamento e as configurações necessárias para a utilização do módulo de Biblioteca.

Importante: Para acesso e utilização a esse módulo, é necessário ter liberada em seu perfil de usuário a Permissão para acessar a tela de Biblioteca.

Configurando Livros para a Biblioteca

✔ Por padrão, todos os Livros registrados no sistema estarão disponíveis para uso na Biblioteca. É necessário, porém, se atentar ao estoque desse livro. Assim como no módulo de Empréstimos e Devoluções do sistema, não é permitido que seja feito um empréstimo de um Livro que não tenha unidades disponíveis no estoque.

Registrando um novo Empréstimo

✔ A tela da Biblioteca pode ser acessada pelo menu principal ou a partir de um produto na tela de Livros. Após acessar a tela, clique no botão “Registrar Empréstimo” para abrir o formulário e registrar os dados do empréstimo.

Acesso à Biblioteca a partir do menu principal
Acesso à Biblioteca a partir de um Livro

✔ Selecione o Livro que será emprestado e o usuário que está realizando o empréstimo. Informe também a data e o horário do empréstimo e a data e horário previstos para devolução. O campo “descrição” é opcional. Após preencher o formulário, clique em Salvar para completar o registro do empréstimo.

Registrando uma Devolução

✔ Para registrar a devolução de um empréstimo pendente, clique no ícone abaixo da coluna “Ações”, para abrir o formulário de devolução. Os campos de livro e usuário virão preenchidos com os dados do empréstimo, bastando apenas informar a data e o horário da devolução.

Listagem e Filtro dos Registros de Movimentações

✔ Por padrão, a tela da Biblioteca irá listar todas as movimentações – quer estejam pendentes de devolução ou não – quer foram registradas no período de uma semana a partir da data atual. É possível filtrar as movimentações por livro, usuário ou por um período de datas (usa-se a data do empréstimo). Também é possível buscar apenas Empréstimos ou Devoluções, se desejado.

✔ A partir da lista de movimentações, é possível acessar e visualizar os dados do livro ou de um usuário (caso seja um aluno).

Acesso aos dados de um Livro a partir da Biblioteca
Acesso aos dados de um Aluno a partir da Biblioteca

Cards Informativos

Acima da lista de movimentações, constam cartões com informações gerais da Biblioteca, como o número de diferentes livros que foram movimentados e o número de empréstimos pendentes de devolução. Essas informações são independentes dos filtros de data e usuário, porém serão alteradas caso seja escolhido um livro específico para o filtro. Nesse caso serão exibidas informação relativas ao estoque do livro selecionado.

Edição de Registros

✔ Caso haja a necessidade de alterar algum registro de empréstimo ou devolução, é necessário em primeiro lugar ter habilitada para seu perfil de usuário a Permissão para editar registros de Empréstimos e Devoluções.

A partir da lista de movimentações, clique na linha que deseje editar e o formulário com os dados do registro será exibido em tela, permitindo a alteração das informações desejadas.

Configurações Especiais

✔ O sistema apresenta três configurações distintas para o módulo de Biblioteca. Essas opções podem ser visualizadas e alteradas ao clicar no botão de engrenagem ao lado do botão “Registrar Empréstimo”.

Perfis permitidos

✔ Essa configuração permite definir os perfis de usuário que serão listados como opção para realizar um novo empréstimo. Por padrão, caso não haja nenhum perfil selecionado, serão listados usuários de todos os perfis.

Permissão para mais de um empréstimo pendente

✔ Essa configuração define se é permitido que o mesmo usuário possua vários empréstimos pendentes de devolução. Caso essa opção esteja marcada como “Não”, o sistema não permitirá nenhum novo registros de empréstimo a esse usuário, enquanto o empréstimo continuar pendente.

✔ Essa opção também permite que sejam registrados múltiplos empréstimos de diferentes para o mesmo usuário de uma única vez.

Tempo Padrão para Devolução

✔ Essa configuração permite definir a quantidade de tempo que será usada para calcular a data e horário previstos de devolução ao registrar um novo empréstimo.