Processo de Integração entre o Sistema Quality e o Zoom

Este artigo descreve os passos necessários para integrar o Sistema Quality com a plataforma Zoom. A integração permitirá a criação de links de reuniões do Zoom através do Sistema Quality, vinculando essas reuniões dentro dos Planos de Aulas.

Criação do Aplicativo no Zoom

Para vincular o Zoom ao Sistema Quality, é necessário criar um aplicativo no Zoom para cada conta dos Professores que será associada ao sistema.

Segue abaixo o guia do Zoom para criação do aplicativo: Como criar um aplicativo no Zoom

Importante!

Durante a criação do aplicativo, no passo “Add Scopes”, é necessário adicionar os seguintes Scopes:

Meeting

  • View all user meetings
    • meeting:read:past_meeting:admin
    • meeting:read:meeting:admin
  • View and manage all user meetings
    • meeting:update:meeting:admin
    • meeting:delete:meeting:admin
    • meeting:write:meeting:admin
  • Caso necessário habilitar também os seguintes scopes de Master
    View and manage sub account’s user meetings
    • meeting:write:meeting:master
    • meeting:delete:meeting:master
    • meeting:update:meeting:master
    • meeting:read:meeting:master

User

  • View all user information
    • user:read:user:admin
  • Caso necessário habilitar também os seguintes scopes de Master
    View and manage sub account’s user information:
    • user:update:user:master
    • user:write:user:master
    • user:read:user:master
    • user:delete:user:master
  • View users information and manage users
    • user:delete:user:admin
    • user:write:user:admin
    • user:update:user:admin

❗ Importante: Habilitar todos os scopes adicionados na listagem em meeting e user após isso clicar em continuar e ativar o app:

Informações Necessárias

No final do processo de criação, precisamos das seguintes credenciais:

  • Account ID
  • Client ID
  • Client Secret

Essas informações deverão ser adicionadas no formulário dos Professores dentro do Sistema Quality.

Tipo do Aplicativo

O tipo do aplicativo que precisa ser criado é Server-to-Server OAuth, conforme indicado no guia do Zoom: Como criar um aplicativo no Zoom

Caso um aplicativo do tipo OAuth tenha sido criado por engano, é necessário refazer o processo com o tipo correto.

Permissões para Criação de Aplicativos

Para permitir que outros usuários do Zoom possam criar aplicativos do tipo Server-to-Server OAuth, siga as instruções do link abaixo: Habilitar permissões S2S

Observação: Usuários que estão na Função “Membro” (configuração padrão do Zoom) não podem criar aplicativos Server-to-Server OAuth. Para resolver essa limitação, crie uma nova Função (por exemplo, “Professor”) e ajuste as permissões conforme indicado no link acima.

Configuração no Sistema Quality

No formulário dos Professores, haverá novos campos relacionados ao Zoom. Favor preenchê-los com os dados do aplicativo criado.

No Portal do Aluno/Professor, ao acessar um Plano de Aula vinculado a uma Aula, o link de acesso à reunião do Zoom aparecerá na parte superior dos conteúdos.

Sincronização com o Zoom

Qualquer alteração realizada nas Aulas dentro do Sistema Quality será refletida automaticamente nas reuniões criadas no Zoom.

Aulas podem ser alteradas ou removidas sem problemas, e essas mudanças também serão aplicadas no Zoom.

Solução de Problemas

Caso as reuniões não estejam sendo criadas no Zoom, pode haver uma falha na autenticação do aplicativo. Siga as regras para gerar a chave de acesso corretamente: Gerar token de acesso

  • Confirmar se as chaves (AccountId, ClientId e ClientKey) do Zoom foram cadastradas corretamente no Sistema Quality.
  • Para testar, exclua e crie um novo aplicativo no Zoom, e atualize as credenciais no Sistema Quality.
  • Confirme se o aplicativo foi ativado corretamente no Zoom.